terça-feira, 18 de outubro de 2011

Fraude na saúde de Macau

clique na planilha para ampliar
Posto de Saúde só no papel: A imagem acima é uma planilha de uma “equipe fantasma” para trabalhar no Posto de Saúde da Ilha de Santana. 
Da Redação | pvmacau@gmail.com

Na Ilha de Santana, deveria funcionar um Posto de Saúde da Família fixo com toda a infra-estrutura necessária para abrigar oito funcionários, sendo um médico e um dentista, além de enfermeira e auxiliares, nomeados desde o início de agosto, trabalhando num regime de 40 horas semanais (dois expedientes). Mas, tudo indica que o PSF acontece só no papel. Para os moradores da Ilha de Santana, o atendimento de saúde à população é precário e não há dentistas.

Deveriam dar expediente no Posto de Saúde da Família, na Ilha de Santana, os seguintes profissionais: o médico Flavio Varela de Araujo, o dentista Francisco de Assis da Silva, o enfermeiro Alcilene Nogueira Silva, a auxiliar de enfermagem Maria Venus Paulista, a auxiliar em saúde bucal Maria Ivone De Souza Camara e os agentes comunitários Anaina de Oliveira Trajano, Maria Graciete Araujo da Silva e Suely Ribeiro da Silva.

De acordo com as informações na página do DATASUS do Ministério da Saúde, existe indícios de fraude na montagem de uma “equipe fantasma” por parte da Secretaria municipal, além da utilização de má fé com os nomes dos profissionais, publicados e convocados para trabalhar nas devidas funções (ver imagem acima) no Posto de Saúde da Ilha de Santana. Há relatos de irregularidade também com o Posto de Saúde da Família no bairro Valadão.

O Ministério Público precisa investigar essa situação para intervir na administração dos recursos públicos federais para que a população seja beneficiada. Se existem recursos e pessoas para abrir um Posto de Saúde da Família na Ilha de Santana desde agosto passado, o Ministério Público poderá fazer valer a Lei, forçando a Secretaria Municipal de Saúde a abrir o PSF na comunidade.

Siga o link do Ministério da Saúde para ver a fraude:

8 comentários:

  1. Pena que essa denúncia é só na saúde. Por favor verifiquem a educação e outros órgãos que muitas coisas estranhas irão encontrar. É um laranjal e tanto.

    ResponderExcluir
  2. Uma pergunta, meu caro editor: por que Terezinha Menezes, Edineide, o arrogante do tiago, Navegantes, Miriam, Cláudio da endemias, Francinete e os demais membros do Conselho Municipal de Saúde não fiscalizam essa safadeza de Dr. Diá?


    Tico da Ilha

    ResponderExcluir
  3. veja outro absurdo http://cnes.datasus.gov.br/Mod_Profissional.asp?VCo_Unidade=2407206694896

    ResponderExcluir
  4. A verba desviada da saúde virou dízimo para a Igreja Batista Nacional.


    Alaor Alá

    ResponderExcluir
  5. Além de fraude ao Sistema de saúde, ainda tem o descaramento de colocar o próprio nome para compor a equipe. Francisco de Assis da Silva = Diá = Secretário Municipal de Saúde. Que vergonha!

    ResponderExcluir
  6. Moro na Ilha de Santana, e pelo que sei.

    Toda as segundas tem enfermeiro.

    Toda as quintas tem médico e dentista.

    Quanto aos funcionários da Ilha, no caso a auxiliar de enfermagem Maria Venus Paulista,os agentes comunitários Maria Graciete Araujo da Silva e Suely Ribeiro da Silva, estas eu garanto que não são fantasmas, podem ir no posto de saúde da Ilha de Santana, que vocês a veêm por lá.

    ResponderExcluir
  7. Sou julio, evangélico resido na capital de nosso estado. Sempre quando posso vejo o caminhar de minha cidade. Depois dessa o Irmão Diá[...]. Deveria se perguntar , se´ra que estou pronto para o Céu? Isto é roubo , tirada pela falta de Ética.
    O povo de Macau, têm culpa disso, e esconde pelo preço do voto.

    ResponderExcluir