quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Macau terá 11 vereadores em 2013

Vereador Champirra e demais vereadores aprovaram o aumento no número de cadeiras na Câmara Municipal de Macau para a próxima legislatura.

Da Redação | pvmacau@gmail.com

A confederação Nacional de Municípios (CNM) divulgou um levantamento mostrando que haverá aumento no número de vereadores em 1740 municípios brasileiros nas eleições dos próximos anos. No Rio Grande do Norte, 30 municípios poderão aumentar a composição da Câmara de Vereadores. Do total, 25 confirmam mudança na Lei Orgânica do Município para reforçar o Legislativo municipal.

Com o aumento no número de vereadores no RN, que hoje é de 237, poderá chegar a 278. Em Macau, a Câmara Municipal conta com 9 vereadores e vai ter 13 cadeiras, quatro vagas a mais surgirão já na próxima campanha.  “A Lei previa que a Casa poderia ter o mínimo de 9 vereadores e o máximo de 14. Com a nova interpretação, 11 é o número mínimo de vereadores. Nós estamos dentro da Lei”, explica o vereador Champirra, presidente da Câmara Municipal de Macau.

De acordo com o vereador Champirra, os vereadores macauenses decidiram votar uma Emenda à Lei Orgânica do Município que altera o número de representantes no Poder Legislativo de 09 cadeiras para 13 a partir de 2013 para reforçar a Lei prevista na CNM. “Houve um aumento no número de eleitores e é natural que cresça também o número de vereadores para representar esse povo”, disse o presidente.

A Confederação Nacional dos Municípios faz uma análise rigorosa e sugere o número de vereadores ideal de acordo com a quantidade de eleitores no município, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas). “De 2002 pra cá, Macau teve um aumento no número de eleitores compatíveis com o quadro de vereadores que prevê a Lei Orgânica”, disse o presidente da Casa.

Municípios onde já houve alteração da composição das Câmaras Municipais:

Areia Branca: de 9 vereadores (hoje) para 11 (em 2013)

Assú: de 10 para 15

Caraúbas: de 9 para 11

Currais Novos: de 9 para 11

Macau: de 9 para 13

Monte Alegre: de 9 para 11

Mossoró: de 13 para 21

Nova Cruz: de 9 para 13

Parnamirim: de 12 para 18

São Gonçalo: de 10 para 17

7 comentários:

  1. O povo de Macau deve reagir veementemente a esse escarnio.

    ResponderExcluir
  2. Numa demonstração caricatural das distorções do Poder Legislativo no Brasil, vereadores em todo o país têm participado de um esforço simultâneo e generalizado, incomum para os seus padrões de produtividade(...), a fim de ampliar a composição das respectivas Câmaras Municipais. Mais de 900 municípios já votaram leis, neste ano, que resultaram no aumento do número de edis a serem eleitos em 2012. Mandatários em pelo menos outras 500 cidades indicam a intenção de aprovar medidas similares nos próximos meses, segundo pesquisa da Confederação Nacional de Municípios. A farra da vereança não teria sido possível sem o apoio de seus colegas no Congresso Nacional. Uma emenda constitucional proposta por um deputado gaúcho, Pompeu de Matos, e aprovada em 2009 permitiu o aumento do número de representantes em cada município proporcional ao total de moradores. Tomara que o povo de Macau não aceite esse escárnio.
    Trata-se de gasto desnecessário. Não será certamente por falta de vereadores que as Câmaras locais cumprem tão mal as suas funções. Ao contrário. Desperdiça-se em estruturas burocráticas dinheiro que deveria ser empregado na ampliação e na melhoria dos serviços públicos ofertados à população. Cabe lembrar que essa lógica política distorcida foi dado pela Constituição de 1988, que entre outros males, facilitou a criação de novos municípios, muitos deles incapazes de se sustentar e carentes de recursos repassados pela União até para manter seu funcionamento administrativo. Compete aos cidadãos tentar deter essa escalada de gastos, pressionando as Câmaras locais e opondo-se à criação de novas vagas para vereador. A alternativa é testemunhar o desperdício do dinheiro de seus impostos por legisladores que insistem, de forma insensata, em atuar como adversários do interesse do povo. Em Natal, por exemplo, vereadores votaram a favor dos donos de postos de combustíveis em detrimento do povo. Essa deveria ser a primeira manifestação do povo de Macau contra esse ataque ao dinheiro do povo.

    ResponderExcluir
  3. Que vergonha! vejam as caras que aprovaram esse absurdo.

    ResponderExcluir
  4. Meu caro editor, o problema não está na quantidade, o problema é a qualidade dos vereadores.


    Lélis Ativo

    ResponderExcluir
  5. Ao ver essa traição da Câmara da Vereadores de Macau para com seu povo, só nos resta lembrar de Esperidião Coimbra, e de Benito que, ao lado de Tito Lívio, deve está se perguntando:"eu já fui dalí?". Só nos resta lamentar e lembrar das sábias palavras da eterna musa Vilma Rejane: "Chegamos a alcançar nossos objetivos? Acredito que enquanto tivermos sopro para respirar, os sonhos não pararão! Temos que devolver a Macau o que sempre foi dela, sua beleza, seus sonhos, suas paixões, seus amores, suas fantasias, seus prazeres, sua riqueza, sua alegria, seu valor, SUA CIDADANIA. Vilma Rejane faz parte daquele povo que o Imperador de Todas as Terras da Casqueira dizia, e não apenas população. Era o tempo que tínhamos algum orgulho de alguns vereadores. Hoje, essa gente só nos envergonha.

    ResponderExcluir
  6. Que vergonha..agora é que a roubalheira vai ser grande mesmo, na minha querida terra MACAU.

    ResponderExcluir
  7. É uma verdadeiro afronta o aumento do numero de Vereadores em Macau. O que precisamos, mesmo, é de QUALIDADE!

    ResponderExcluir