sábado, 1 de outubro de 2011

Notas da Salinésia


Candidato conterrâneo e ficha-limpa
Se o eleitor macauense for criterioso na escolha do próximo prefeito, tem que atentar bem para a vida pregressa dos candidatos. Estarão em jogo as próximas gerações que não aceitarão mais migalhas. Parece que existe um sentimento de que uma grande parcela da população considerada "média" não abrirá mão de eleger um candidato filho da terra, competente, ficha-limpa, sem mácula na sua biografia e com uma história de cumplicidade com a cidade. A democracia permite que todos aqueles que se acha em condições de governar seu município, que entre em um partido político e submeta seu nome aos eleitores. Entretanto, administrar uma cidade requer, além da pretensão, capacidade administrativa.

Prioridade: Educação
O Próximo prefeito de Macau deverá eleger como prioridades absolutas, a Saúde e a Educação. Recursos não faltam, mas sem uma revolução na Educação com a implantação da meritocracia, não mudaremos os jovens da nossa cidade. Devemos pensar daqui a 20 anos, quando ainda veremos, talvez, o resultado. Mas o próximo prefeito tem que ter coragem para enfrentar resistências, o corporativismo e estabelecer metas com avaliações dos alunos e premiar, e bem, os professores que se sentirão motivados.

Encontro dos descontentes
Num encontro que houve em Natal, nos salões do Iate Clube, quando o empresário Rodrigo Aladim, o médico Eduardo Lemos e o blogueiro Francisco Gomes se encontraram, todo mundo pensou que estava nascendo um bloco dos “descontentes” do governo Flávio Veras. Em seu blog (http://dosal.zip.net/), Irineu Cândido matou a charada: “todos seguem orientações do prefeito e que nenhum dos envolvidos tomará decisão sem antes ouvir o prefeito dizer sim ou não”, escreveu Irineu.

Farra pública permitida
Os cientistas políticos de Macau estavam reunidos em Djane se perguntando como o prefeito Flávio Veras permite que um secretário, bem pago, passe um dia de farra em cidades vizinhas, enquanto sua pasta não é capaz de atender nem pequenas demandas dos pescadores de Barreiras e Diogo Lopes.

Cidade das possibilidades
Macau é uma cidade, como diria a jornalista, produtora cultural, empresária e filósofa Dorotea Dantas, “Cheia de possibilidades”. Mas está jogando fora, enquanto o tempo passa, seus jovens afundam num mar de desilusões culturais recheada com bandas de forró e trios elétricos. Os paredões de som são reflexos da falta que faz as Educadoras da Macau de ontem: Zilda Lopes, as irmãs Edinor Avelino, Dona Maura Bezerra, Maria Dantas, Manoel Montenegro Neto, Anaide Dantas, Donana Avelino.

Baixios de São Roque
Muitas águas ainda haverão de passar por baixo da ponte em direção aos Baixios de São Roque, levando com elas candidaturas precoces, sem legitimidade e sem comprometimento com o futuro de Macau. Mas, o povo saberá quem realmente ama nossa cidade e quer transformá-la em um modelo de administração.

A Cobra e os intelectuais
Segundo o professor Nazareno, “A Cobra” manteve silêncio durante os anos “Zé Antonio”. Porém, atualmente, a Cobra parece com o PSDB quando começou: muitos intelectuais mas pouco voto. De acordo com o professor, não há na cabeça da Cobra alguém que desperte a atenção do eleitorado macauense. São pessoas íntegras, inteligentes, bem intencionadas, fichas-limpas, mas moram na Capital. No “bucho da Cobra”, existem apenas eleitores. Não há quase ninguém disposto a encarar a luta partidária.

Muita sustância para o PSD
Essa conversa do prefeito Gilberto Kassab de que o PSD não é de direita, não é de esquerda e não é de centro é pura lorota. Ao afirmar que o novo partido não é nada, na verdade, ele aponta que o partido pode ser tudo. E entenda-se como “tudo” estar próximo a qualquer governo seja ele federal, estadual ou municipal. O PSD, como bebê que nasce de parto complicado após inseminação contestada e gravidez arriscada, precisará dos cargos e verbas de qualquer governo para dar os primeiros passos e crescer sadio com as perninhas grossas e bem alimentado.

São Francisco do Valadão
No Valadão, está sendo comemorada a festa dedicada a São Francisco. A Prefeitura de Macau está dando total “apoio cultural” com toda a estrutura necessária para atrações musical com som, palco, iluminação e banheiros químicos e etc. Em cartaz a Prefeitura de Macau vai bancar as bandas de forro como “Jogo de Cintura”, “Carruagem do Forró”, “Forró Pegada de Luxo”, “Banda Doce Pecado”, “Tetê Pessoa”, “Banda Vamuxamegar” e “Marquinhos Show”. Assim como o Carnaval de Macau, São João e Festa do Sal, os blogs oficiais da Prefeitura de Macau vão publicar a prestação de contas festa com o dinheiro público?

Cuidado com a Lei Eleitoral
A Lei nº 9.504/97 estabelece que a propaganda eleitoral só é permitida após o dia 5 de julho do ano da eleição. Neste caso, a partir de 6 de julho de 2012, conforme instituído pelo calendário das eleições do próximo ano, definido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Dessa forma, os atos praticados pelos postulantes a cargos públicos, antes desse período, podem ser caracterizado como propaganda política antecipada, e está sujeita a ação cível de investigação judicial eleitoral, e quando comprovada a intenção, o pré-candidato poderá responder a ação penal eleitoral. O Código Eleitoral Brasileiro prevê pena de detenção de seis meses a um ano, cassação do registro de candidatura ou aplicação de multa que varia de R$ 5 mil a R$ 25 mil Reais, para aqueles que forem flagrados promovendo algum tipo de propaganda política antecipada.

Dia dos Martires
Uma lei promulgada pela governadora Wilma de Faria, em 6 de dezembro de 2006, determina feriado em todo o Rio Grande do Norte no dia 3 de outubro, em homenagem aos Mártires de Cunhaú e Uruaçú. Trata-se do primeiro feriado estadual.

Dia da Motocicleta
Agora é Lei. Nosso Rio Grande do Norte agora tem, no seu calendário o Dia Estadual do Motociclista: 27 de Julho. A Lei, sancionada pela governadora Rosalba Ciarlini, mantém a mesma data do Dia Internacional.

Bacurau de verdade
Além de ser o arbitro de futebol mais solicitado da Região Salineira, Caetano também gosta de política. No tempo que andava colado com Chico Paraíba, Caetano resolveu abrir uma conta no Banco do Brasil de Macau. O gerente pediu que ele sentasse e começou a fazer as perguntas de praxe para a formação do cadastro de clientes:
- Nome?
- ki-ki-ki Caetano Pessoa
- Filiação?
- PMDB.
- Não! Quero saber dos seus pais?!
- ki-ki-ki Esses é que são bacurau mesmo!

Saidêra
Na fila do Restaurante Popular, Rei Rock filosofou: “Homens que querem ter uma alimentação saudável, devem comer mulheres de fibra”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário