sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Macau ocupa a 15ª posição no ranking da Educação no RN

Foto: AG Sued
A Escola Municipal de 1º Grau Professora Maura Bezerra (na Cohab) é a melhor escola de Macau, de 1ª a 4ª série, ficando no 84º lugar no ranking das escolas públicas no Rio Grande do Norte.

De acordo com o Censo 2010, o Rio Grande do Norte está entre os cinco estados com maior taxa de analfabetismo do País. Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o Estado avançou nos últimos dez anos, reduzindo em 26,5% a taxa de analfabetismo entre pessoas acima de dez anos, mas não conseguiu sair da lista dos piores do Brasil em alfabetização.

Com uma taxa que chega a 38,9% da população, o município de João Dias, na região Alto Oeste, é que tem os piores índice do Rio Grande do Norte, segundo os indicadores de Educação do Censo 2010. No caso da população idosa, com mais de 60 anos, o analfabetismo é de 66,5%.  João Dias integra o grupo de municípios com taxa alta de analfabetismo da população acima de 15 anos.

Macau ocupa a 15ª posição no ranking no Estado do RN, com 82,2% da população acima de 10 anos de idade é alfabetizada. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb ), o indicador que mede a qualidade da educação, mostra que a Escola Municipal de 1º Grau Professora Maura Bezerra é a melhor escola de Macau de 1ª a 4ª série, ficando no 84º lugar no ranking das escolas públicas no Rio Grande do Norte.

Em Macau, a taxa de analfabetismo das pessoas de 15 anos ou mais de idade foi de 9,6% em 2010, uma redução de 4 pontos percentuais em relação a 2000 (13,6%). O indicador diminuiu de 10,2% para 7,3%, na área urbana, e de 29,8% para 23,2%, na rural. Entre os homens, declinou de 13,8% para 9,9%, e de 13,5% para 9,3%, entre as mulheres.

Um comentário:

  1. Macau em 15ª posição no indice de alfabetização! Quero saber agora o que é que o pessoal da Prefeitura tem a dizer desse quadro já que foram decorridos mais de 7 anos dessa administração desastrosa. O municipio de Macau deveria ter educação de primeiro mundo e não ficar disputando com prefeituras que nem disponhe de recursos para investir em educação.
    O quadro da EDUCAÇÃO em Macau é desastroso e tudo por conta da falta de investimentos da Prefeitura.

    ResponderExcluir