sábado, 5 de novembro de 2011

Notas da Salinésia



Repudiando a Nota
O jornalista Alex Gurgel foi duramente criticado pelo secretário de cultura e assessor do prefeito de Macau, Chico Paraíba, através de uma “Nota de Repúdio” publicada no blog do assessor de comunicação municipal, Arafran Peter. Na Nota, o secretário de Cultura tenta desqualificar o trabalho jornalístico, mas não desmente que falou “o que não devia” na presença de cinco testemunhas, duas delas (pessoas importantes e de confiança) dispostas a aparecer na hora certa confirmando o fato ocorrido. Em nenhum momento, o secretário de Cultura pediu o “direito de resposta” ao blog Macau em Dia, preferindo usar os blogs oficiais da Prefeitura de Macau para publicar a famigerada Nota, tentando esconder sua culpa com ataques gratuitos.

Cooptando o PT
Em nenhum momento, o blog foi desrespeitoso com o Partido dos Trabalhadores como instituição partidária, nem muito menos com seus integrantes. O blog publicou um fato verdadeiro e acontecido em local conhecido, testemunhado por cinco pessoas. Se houve calúnia ao PT, ela foi feita pelo próprio Chico Paraíba numa mesa de bar, fazendo pilhéria da situação, segundo as testemunhas. Em sua Nota, o secretário de cultura macauense tenta jogar o PT contra a oposição macauense e ainda admite em seu próprio texto que “cooptar o apoio do PT para o PMDB macauense representa ampliação desse entendimento político que já existe no campo das ideias e projetos”, vociferando como presidente do PMDB em Macau. A fonte do blog ainda garantiu que a deputada Federal Fátima Bezerra já sabia sobre o teor da “conversa de Chico” por intermédio do médico Eduardo Lemos e afirmou que “o PT e doutor Wilson jamais se prestará para isso”.

Resposta ao Chico
Na próxima segunda-feira, o blog Macau em Dia vai publicar a resposta à Nota de Repúdio, de uma forma coesa, evidenciando a verdade. A sugestão é que o secretário de cultura de Macau cuide de sua pasta, tão desprovida de cultura na Salinésia Potiguar. Uma coisa é certa: a gestão de Chico Paraíba frente à cultura macauense entrará para a história da cidade por ser somente comparada ao desempenho do busto de Monsenhor Honório, em frente à Igreja Matriz.

Censura prévia na imprensa
Lembrando aos companheiros encarnados (do PT macauense) que não é necessário “ouvir os dois lados” quando se reporta um fato acontecido. Além do mais, a preservação da fonte é prerrogativa do jornalista, prevista na Constituição Federal. Qualquer foca (jornalista iniciante nas redações) sabe que a Liberdade de Imprensa é um direito dos profissionais da mídia de fazer circular livremente as informações. É um pressuposto para a democracia. O contrário dela é a censura prévia, própria dos governos ditatoriais, mas que, às vezes, acaba ressurgindo, mesmo nos governos ditos democráticos. Publicar um acontecimento é dever de um repórter, que é formado para reportar fatos, principalmente envolvendo pessoas públicas que lidam com o dinheiro público e tem responsabilidade social com o dever de prestar satisfação à sociedade civil organizada.

Jornalismo sério
É bom lembrar aos críticos incautos, que o blog Macau em Dia não atua somente com o jornalismo político. O blog tem uma equipe de reportagem que vai às ruas de Macau captar notícias e fatos que se relacionam nas editorias de educação, saúde, habitação, meio ambiente, assistência social, esporte e cultura, além de mostrar o cotidiano e curiosidades da vida em Macau, praticando um jornalismo sério, com matérias e fotos exclusivas. Hoje, o blog é um veículo de referência e com credibilidade exatamente por não praticar a mídia leviana, mostrando a verdade dos fatos ocorridos. Opiniões, reportagens especiais, artigos e crônicas publicas no blog levam a assinatura e a responsabilidade dos autores.

Nepotismo municipal de Macau
O nepotismo municipal em Macau não é crime, mas é imoral e antiético quando envolve o trato com o dinheiro público. Tempos atrás, o prefeito de Macau, Flávio Veras, empenhou sua palavra de que em seu governo não aconteceria nepotismo. A palavra do prefeito de Macau foi quebrada quando assinou a posse de Luciana Pinto, esposa do super-secretário municipal de Macau Kerginaldo Pinto. Luciana está ocupando o cargo de secretária de saúde há alguns dias, acumulando a função como diretora do Hospital Antônio Ferraz. Ela assumiu a Secretária de Saúde interinamente para suprir a vaga deixada pelo doutor Diá, que estaria de licença desde o início do mês. 

Eduardo & Flávio
Os cientistas políticos da confraria de Djane dão como certo o rompimento entre o médico Eduardo Lemos e o prefeito Flávio Veras, com a devolução oficial dos cargos do PSB ao prefeito de Macau no pacote. O médico Eduardo Lemos já declarou que era candidato a prefeito de Macau e o prefeito Flávio Veras também já anunciou que seu candidato é o ex-gerente da Flávio Eletromóveis, Kerginaldo Pinto.

Vereadores lagartixa
Na última sessão na Câmara Municipal de Macau, o vereador Lampião e a vereadora Leila Lopes se sentiram ofendidos pelo pronunciamento do vereador Décio Cabral, que disse não querer entrar para os anais da Casa como um vereador que vem até a Câmara Municipal somente para balançar a cabeça e tomar cafezinho. “Quero pedir respeito ao vereador Dércio, aqui não tem nenhum vereador lagartixa, todos nós somos capazes de decidir e atua com independência”, disse o vereador Lampião, vestindo uma carapuça desnecessária.

Vereador Champirra com opinião
Mesmo pertencendo a bancada do prefeito Flávio Veras, o presidente da Câmara Municipal de Macau, vereador Champirra, fez duras e corajosas críticas à política que vem sendo aplicada na administração da Secretaria de Saúde do município, onde há indícios de fraudes na planilha dos PSFs (Programa de Saúde da Família) de Macau, e cobrou providências ao prefeito Flávio Veras para que resolva a crise o mais rápido possível.

Mergulho estratégico
Depois de ser preterido publicamente como candidato do prefeito Flávio Veras à Prefeitura, o empresário Rodrigo Aladim anda mais sumido do que o cantor cearense Belchior. Para quem pretender concorrer a cadeira do Palácio João Melo, suas aparições junto ao povo estão muito tímidas. Na calçada da Boca Maldita, os pitaqueiros de plantão apostam alto que tudo isso é uma estratégia para o empresário Rodrigo Aladim concorrer a uma vaga de vereador.

Caetano para vereador
Decidido que vai pendurar o apito, o árbitro de futebol Caetano Pessoa vai se candidatar a vereador pelo Partido Verde macauense nas próximas eleições de 2012, concorrendo a uma das 11 vagas na Câmara Municipal de Macau.

O melhor buraco!
Por falar em Caetano... ele tinha viajado à Capital para apitar um jogo. Na volta, pegou uma carona com o empresário Rodrigo Afonso, que veio numa pressa muito grande para chegar à Macau, passando por cima de tudo que era de buraco na estrada, fazendo Caetano se segurar na cadeira com o balanço do carro. Quando chegou próximo à Fazenda Moinho do Juá, diante de uma cratera muito grande que tomava as duas pistas, Rodrigo Afonso freou a caminhonete e Caetano espantou-se: “ki-ki-ki no melhor buraco...”

Saidêra
Numa tarde azul qualquer no Porto de São Pedro, o poeta Rei Rock dedilhava seu violão e lembrava-se da mulher amada, enquanto filosofava: “Fazer uma mulher feliz é muito fácil. Difícil mesmo é juntar todo o dinheiro pra isso”.

6 comentários:

  1. como web leitor de sua página, sugiro ao Sr. Jornalista que procure a substituta da pasta/Saúde para ser entrevistada, esclarecer alguns fatos e falar um pouco sobre a saúde de Macau, e se a mesma pretende ou recebeu convite de forma estratégica para assumir a pasta ou isso vai ser levado com o tempo até a campanha.

    ResponderExcluir
  2. E como está a pasta de Turismo deixada pelo ex-secretario, Carlos, esposo da vereadora Leyla? Será mais uma pasta a ser negociada?

    ResponderExcluir
  3. Ainda quanto a entrevistas o Sr. Jornalista poderia procurar a primeira Dama, para saber se a mesma ainda está a frente de algum partido e se com isso pretende lançar a candidatura de um(a) preferido(a) para representá-la na câmara como oposição ao novo prefeito, se eleito.

    ResponderExcluir
  4. que por sinal uma Nota muito mal escrita. Deve ter sido ele com arafran que escreveu. Muito dificil de entender. Só sabia-se que ele estava muito irritado. rsrs

    ResponderExcluir
  5. essa de rodrigo nas proximidade do moinho do juar e demais.

    ResponderExcluir
  6. Em Macau é assim mesmo, uma bandalheira que faz e desfaz com o apoio do prefeito, e lá na camara municipal a grande maioria dos vereadores são iguais ou piores que largatixa, pois são coniventes com as safadesas e desmando do senhor prefeito de Macau e um grande aplauso ao Ver Décio Cabral, pois esta honrando aqueles que deram um voto de confiança a ele e parabéns a todos que fazem o blog Macau em dia, por postarem matérias com total independencia e profissionalismo, que vocês continuem fazendo este tipo de jornalimos com isenção.

    ResponderExcluir