segunda-feira, 21 de novembro de 2011

O Fantástico mundo do prefeito Flávio e do doutor Diá

O prefeito de Macau Flávio Veras e o secretário de Saúde Doutor Diá criaram um mundo fictício, recheado de fraudes, onde há vários indícios de corrupção e uso desordenado do dinheiro público. 

Quando parece que os escândalos da saúde vão se acabar, é aí que os leitores do blog Macau em Dia se enganam. Vamos apenas recapitular os últimos acontecimentos: O ambicioso Secretário de Saúde, na ânsia de mostra para população que está fazendo alguma coisa pela saúde do município e visando a sua campanha para vereador em 2012, inseriu de forma “muito questionável” o nome de vários profissionais no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) e criou equipes de saúde que não existem. O próprio secretário se cadastrou como o cirurgião-dentista do Posto da Ilha de Santana. Tudo isso para receber os recursos federais que custeiam os Programas Saúde da Família (PSF´s).

Quando foi dá explicações na Câmara de Vereadores de Macau, o Secretário de Saúde enfatizou bastante que “o dinheiro está na conta, podem constatar”, afirmando que os recursos estavam no Banco do Brasil, na conta da Secretaria de Saúde. Como todos sabem, o Doutor Diá é um homem de fé e parece que todos acreditam piamente nas palavras do Secretário de Saúde, Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Presidente da Fundação Antônio Ferraz, Pastor Evangélico e Cirurgião-Dentista do PSF da Ilha de Santana.

O dinheiro público parado na conta da Secretaria de Saúde é constatação de incompetência administrativa. Quando o Ministério da Saúde enviou os milhares de reais para a Saúde de Macau foi para que ações de Saúde fossem executadas por equipes de Saúde multidisciplinares e não para ficar nas contas da Prefeitura, esperando a boa vontade do secretário para aplicar esses recursos. Mas, o Dr. Diá não utilizou esses recursos financeiros tão necessários para dá dignidade e melhoria da vida da população macauense, deixando centenas de famílias da Ilha de Santana desamparadas e desassistidas.

O Doutor Diá foi à Câmara de Vereadores de Macau dá explicações sobre as fraudes na sua administração. E quando todos pensavam que os acontecimentos da sua gestão iriam ser questionados, que os vereadores colocariam Dr. Diá contra a parede, vem a ingrata surpresa e surge o “Fantástico mundo de Flávio e Dr. Diá”. Os vereadores que estavam na sessão da Câmara de Vereadores, com exceção do Vereador Dércio Cabral (que se mostrou ser um defensor da Ética e da dignidade macauense), minimizaram os escândalos da Saúde macauense e ainda, por incrível que possa parecer parabenizá-lo por sua administração a frente da Secretaria de Saúde. A vereadora Gerusa chegou a abençoar o Dr. Diá.

Tem ainda o Conselho Municipal de Saúde que parece mais o Conselho do Dr. Diá, com vários integrantes com vínculos ou dependentes de recursos financeiros da Prefeitura Municipal. Contudo, surge um novo escândalo na saúde, agora com o Centro de Apoio Psicossocial (CAPs), voltado para o tratamento, recuperação e prevenção de viciados em drogas e álcool. Mais uma vez, o Secretário de Saúde inseriu nomes de profissionais de saúde que não estão trabalhando. Vale salientar que a inserção de informações incorretas e que busquem burlar as leis e as normas da administração pública em sistemas de informações é crime.

A falta de atitude de Dr. Dia é uma lesão grave cometidas contra o SUS e toda nossa sociedade. Além de mostrar que o problema da saúde de Macau não é dinheiro, mas problemas dos gestores (Flávio e Dr. Diá) que não sabem utilizar os recursos financeiros repassados para Macau e deixam em contas correntes, enquanto a população ver perplexas a Saúde municipal indo abismo abaixo.

12 comentários:

  1. O Prefeito Flávio Veras colhe os frutos do seu trabalho em prol de Macau. Um dos motivos foi a transformação que fez com a cidade, que antes era conhecida no estado como feia, suja e fedorenta. Graças ao arrojado investimento com a implantação de importantes obras estruturantes, essa realidade mudou. Macau que antes estava estagnada com a população em torno de 24 mil habitantes, graças ao governo de Flávio Veras, a cidade cresceu e ganhou visibilidade, hoje contabiliza quase 30 mil habitantes, sendo reconhecida como cidade próspera e a mais bonita da região, tendo atraído inúmeras empresas, dando um grande salto na geração de emprego e renda.

    O consagrado trabalho do Prefeito Flávio Veras, ecoa pelo RN afora e em várias partes do Brasil aonde tem macauense e especialmente quem teve a oportunidade de comparar, entre a velha cidade e a nova Macau.

    No recente encontro do PMDB em Natal, o trabalho de Flávio por Macau foi reconhecido pelo senador Garibaldi Alves ao encontrar com o prefeito na entrada do America, fez elogios a sua administração. O senador disse que tem boas notícias de Macau. "Sei que Macau agora está bem melhor e mais bonita. Fico feliz e deixo meu mandato à sua disposição e do povo macauense", disse o senador peemedebista.

    ResponderExcluir
  2. ESSA SAIU ONTEM LÁ NO CAFÉ DA DJANE. UM GAIATO FREQUENTADOR, FALANDO SOBRE O BLOG, REVELOU: - "AS MENINAS SE PARECEM"!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Não há dúvida de que Macau nesses últimos anos teve algumas obras, quase sempre maquiagens para as festas do sal e carnaval. Depois, passa uma carreta, o asfalto afunda. Sem falar na falta e competência na gestão pública. Macau perde dinheiro por não ter projetos e quando os tem, o dinheiro fica na conta da prefeitura, segundo o secretário de saúde. Uma coisa tão urgente como é a saúde em qualquer lugar do planeta, a prefeitura de Macau se dar ao luxo de fornecer uma lista de pessoas e deixa a verba dormindo numa conta. O PSF da Ilha, em quaisquer situação, é um escândalo. Os secretários e vereadores de Macau, todos com planos de saúde, usam as modernas instalações do Papi, do Promater, enquanto a maioria dos macauenses que são pobres, sofrem por culpa de quem deveria gerir melhor os recursos públicos. Seja lá quem for o próximo prefeito e eu espero que seja João Bosco Afonso, terá que mudar certos conceitos e dar a mais absoluta publicidade das receitas e despesas do município. Será uma nova era, com novos pesamentos, com novas cabeças, transpar~encia e correção. Esse é o sonho de todos os macauenses que acreditam que Macau pode avançar na educação, na saúde e assistência sem proselitismo.

    ResponderExcluir
  4. Bosco terá que dizer a população como Macau está e o que ele pretende fazer. Apresentar os indicadores para a sociedade e manter um diálogo com o povo de macau. Com números. A prioridade deve ser a melhora no IDH.

    ResponderExcluir
  5. flavio to fora diá e uma ovelha por fora e um lobo devorador por dentro

    ResponderExcluir
  6. Muito bom... a cada dia esse blog fica mais interessante. É dessa qualidade de jornalismo que o povo de Macau necessita para fica sabendo da verdade. Os blogs de Arafran, de Iirneu e de Wallace são comprados pela Prefeitura e só dotam o que Flávio quer. Sonífera Ilha.

    ResponderExcluir
  7. Pense numa dupla!!!
    Mr. Hyde e Dr. Jekyll

    ResponderExcluir
  8. Aqui do Porto de São Pedro, contemplamos os comentários, e vimos o do Sr Gildinho, pois comentou em outro Blog a mesma coisa, ora caro Gildinho, voce como Pepita e os "Malas", nunca deram um prego na "Barra de Sabão", a não ser bajular, porém voces estão muito abaixo de George "O Feio" (Tesoureiro do Cheque Roubado), Auriete, O Gordo, etc, pois ganham muito bem, para fazerem o que voces fazem, agora Paulinho, Marquinho, WallacY, Arafran, Irineu, são todos pagos com "Migalhas", pois não tem vontade de estudar e trabalhar em uma coisa que preste, ora, vão estudar, para passar em orgão público, melhorar sua auto-estima, pois viver nas calçadas e bares, defendendo o que está errado, ainda por cima com mentiras, ou voce quer que os Alves derrubem o Governo já derrubado pelo povo de Macau, e esse candidato? Que não sai do canto nas pesquisas, será que FV, vais fazer igual a Afonso? Aqui na Rua São Pedro é uma lástima, todos reclamando do desmando deste Desgoverno do Veras, com Saúde, Educação e com os Jovens da nossa cidade.

    ResponderExcluir
  9. Meu amado pastor Dià sei que vc é um homem de Deus abençoado por ele e que vc não precisa está metido nessa palhaçada chamada politica. A biblia dis que o dinheiro é a raiz de todo mal e nos sabemos que tudo que gira em torno da politica é o dinheiro. vou orar a Deus pra te ajudar a sair dessa ilusao em que vc está eu acredito em um homem de Deus e sei que vc é um deles.

    ResponderExcluir
  10. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    que foto maaaassssaaaa!!!!!!!!!

    nunca perca essa foto!
    ficou pra história!

    ResponderExcluir
  11. Alguém tem que parar este prefeito maluco de Macau, não é possível que os macauenses, tanto os que estão fora quanto os que vivem na cidade, passem por estas ações irresponsáveis. Espero que os macauenses que vivem na cidade aprendam de uma vez por todas que prefeito bom tem que ser filho da cidade,vivendo ou não nela.

    ResponderExcluir
  12. Tivemos váriosprefeitos de Macau que não fizeram nada,ser de da cidade não quer dizer nada e sim viver nela e conhecer os seus problemas.

    ResponderExcluir