quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Um ano sem Benito Barros

Professor Benito Barros.

“Escrever é o momento mágico que nos transforma em homens e em deuses. Escrevo como forma de catarse. Eu me considero uma normalista, de saia plissada, os seios estourando no corpete e o caderno cheio de corações, com flechas de cupido e lágrimas, muitas lágrimas. Escrevo para jogar fora um bocado de demônios, fantasmas, coisas desse tipo. Mas, na verdade, eu quero ser apenas um fabricante de brinquedos, um fabricante de pinóquios” – Trecho de uma entrevista de Benito Barros à jornalista Mariza Casto para o jornal natalense Tribuna do Norte. Tempos depois, essa série de entrevistas feitas com as principais personalidades culturais do RN transformou-se no livro “Muito Alem do Nome”.


Ideário
Benito Barros

Se uma flor cair nos teus pés,
Apanha-a e goza esse instante de eternidade
e sente o quanto és forte

Se um homem cair aos teus pés
levanta-o e experimenta o que a vida
de melhor nos oferece;
a ciência da nossa fraqueza
e do quanto somos passageiros.

Se uma idéia cair aos teus pés,
Agarra-a e cria o mundo que ela sugere.
Fraco ou forte, eterno ou efêmero,
pouco importa como sentirás,
apenas aproveita bem.
pois, nesse instante, e só nesse instante,
serás Homem
- correrá em tuas veias a seiva
demoníaca do Ser humano...

NOTA: Homenagem do Macau em Dia pelo primeiro ano sem o professor Benito Barros, que muito contribuiu e incentivou a feitura desse blog. Na verdade, a data de falecimento é no final de dezembro, mas...

5 comentários:

  1. No dia 21 de dezembro, uma terça-feira ensolarada, eu chagava mais uma vez a Macau para passar as festas de final de ano e férias. Segui direto para a Pousada Pontal do Anjos na nossa Bela Praia a de Camapum. O primeiro rosto conhecido que encontrei em Macau foi exatamente o de Benito, o Imperador de Todas as Terras da Casqueira. Foi um reencontro maravilhoso. Toamos dez cervejas e lembramos muito dos velhos tempos de Macau. Me mostrou o cartão de um advogado de Macau na China e falou da nossa terra. Benito lembrou das partidas de futebol nos fundos da loja do seu pai, a "Casa Dez de Novembro - a Fonte de Sua economia", que ficava entre as ruas Benjamin Constant e D. Pedro II. Depois do almoço, juntavam seus irmãos- todos pequenos -, meu tio Joaquim e Regina Barros para uma disputada partida de futebol. Tio Joaquim acumulava as funções de Juiz e goleiro, como relembraria depois. Benito, ligou para seu irmão Vargas em Recife e falou que estávamos tomando "umas" em Camapum. Depois, ligou para Luciano da CEF e falou sobre a luz cortada em Chico Martins por inércia dos "condôminos". Três dias depois, já em Barra de Maxaranguape, recebo a triste notícia, através do meu Amigo Fernando de Zé Lopes, de que o Imperador teria descansado. Dali mesmo segui para Macau e passamos quase a noite toda na praça eu, Regina, Aleuda, Dorotea Dantas e Chico Paraíba relembrando do grande Benito Maia Barros, o Imperador, o amigo, o mestre.
    Francisco Antonio dos Santos Neto
    Toinho - Porto Alegre, RS

    ResponderExcluir
  2. Salve Bena I, primeiro e único, Imperador Supremo do Reinado da Casqueira. Quanta saudades...

    ResponderExcluir
  3. O Reino da Casqueira permanece incólume no coração de todos os súditos do amado Bena, o Imortal. O Imperador apenas descansa, enquanto se cumpre a gestação do ressurgimento do Império. Ave, Bena!

    ResponderExcluir
  4. Benito,

    Macau ainda tá pior
    É o caso Ricardo sem casa
    É PSF, CAPs tudo fantasma
    Não tem merenda
    Não tem Piso
    Não tem Plano
    Os professores sem nada

    É pão e circo
    Cachaça, drogas
    Jumento Desembestado
    O povo desorientado
    Cultura, Esporte, o Social
    O povo não tem nada

    Enquanto isso
    Dinheiro, royalties
    Abarrotando os cofres de Macau


    É Benito...
    Como você faz falta!

    ResponderExcluir
  5. ETERNAS SAUDADES!

    Que tivéssemos muitos Benitos..., quem sabe muitos Nazarenos, muitos João Eudes, muitos Florianos, todos sangues bons como estes...E sim, tivéssemos menos políticos safados, menos Flávios, menos vereadores, menos safados!

    Ah! Benito, a educação SUPERIOR DE MACAU TE AGRADECE, mas lá tá tudo diferente: Falta tudo, perseguição, briga pelo poder,...Saudades! Saudades, galado!

    ResponderExcluir