Dona Gracinha (vermelho) e os brincantes da tradicional Folia de Reis de Barreiras. |
Janeiro tem Reisado em Barreiras, Porto de São Pedro e na Coahb. Quem manda avisar é o poeta e professor Tião Maia, sucessor de Benito Barros na Salinésia Potiguar. A Folia de Reis vai começar no dia 3 e vai até o dia 5 de janeiro, em Macau, e tudo isso tem o esforço de Dona Gracinha de Barreiras, Titico e o próprio Tião Maia.
A Folia de Reis é uma das mais antigas manifestações de Cultura Popular no Brasil. Lá em Barreiras, a tradição é levada principalmente pelos descendentes de pescadores e antigos moradores, que vivem na comunidade. O blog Macau em Dia descobriu o resgate dessa tradição em 2009, quando registrou pela primeira vez, o Reisado Encantado de Barreiras.
Os Reis Magos, o Boi e os foliões varam a noite com um grupo de cantadores e instrumentistas percorrendo as ruas da cidade, entoando cantos relativos à visita dos Reis Magos ao Menino Jesus. A tradição manda que o grupo de foliões passe de porta em porta, em busca de oferendas, que podem variar de um pacote de arroz, feijão e milho ou algumas moedas.
Quando o cortejo pára em frente a uma residência, o Boi dança e os foliões cantam músicas pedindo alimento. Quando a dona de casa entrega a oferenda, todos louvaram a casa, agradecendo a esmola. Porém, quando não há nada para os Reis, todos entoam melodias que insinuam o pão duro. “Nessa casa tem um muro / onde mora um pão-duro”, diz os versos.
Agenda
Dia 03 de janeiro, às 21h - Cohab
Dia 04 de janeiro, às 21h - Porto de São Pedro
Dia 05 de janeiro, às 21h – Barreiras
Nenhum comentário:
Postar um comentário