quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Incentivando a doação de sangue

Gringo tem boas ideias para incentivar o aumento de doadores de sangue.

O cinegrafista e fotógrafo Nilton Marcelino, conhecido em Macau como “Gringo”, tem várias idéias para incentivar a doação de sangue, aumentando o estoque do Banco de Sangue nos hospitais por todo o País. Gringo foi doador de sangue e viu a dificuldade de convencer as pessoas a fazerem esse gesto simples. “Eu saía de Macau para doar sangue em Natal, pagando as passagens do meu bolso”, explica.

De acordo com Gringo, se o doador tivesse os mesmos incentivos de um estudante, que paga 50% em eventos culturais e de entretenimento, haveria um número maior de doadores. “Se houver muita gente, o próprio Hemonorte faz uma triagem para escolher as pessoas em melhores condições de doar sangue”, disse Gringo.

Grindo relata que já conversou com várias autoridades sobre o assunto como vereadores, deputados estaduais, deputados federais, senadores, além de enviar e-mail para a Rede Globo, para o SBT e TV Bandeirantes, “enviei e-mail até para o deputado Tiririca”. “Sempre levei a idéia de incentivar a doação de sangue para o Pode Público, mas até agora, ninguém se interessou”, reclama.

A idéia de Gringo é criar incentivos a doação de sangue, através de uma Lei a ser criada pelos parlamentares ou pelo Executivo, dando os mesmos direitos dos idosos e estudantes aos doadores de sangue. “Se o Governo aproveitar um clássico como ABC e América e fizesse uma coleta no próprio estádio, recebendo a entrada do jogo pelo sangue coletado, aumentaria muito o estoque no banco de sangue dos hospitais”, disse.

2 comentários:

  1. Gringo é um cara lega e na dele que recebe eu bubuzinho e fica quietinho sem exageros na puxação do saco do prefeito. O cara merece que a ideia seja reconhecida pelas autoridades. Gringo é um verdadeiro sangue bom.

    ResponderExcluir
  2. Gostei da sua idéia seria bom muito bom. As pessoas na maioria das vezes só começa a doar quando teve a necessidade de receber. È uma pena

    ResponderExcluir