segunda-feira, 5 de março de 2012

Natal no tempo da 2ª Guerra

Fotos:  Hart Preston
O centro de Natal é o Grande Ponto, no cruzamento da Avenida Rio Branco com a Rua  João Pessoa, centro nevrálgico da cidade onde tudo acontecia. 

O cotidiano natalense da década de 1940 foi parar nas páginas da Life americana. Uma parte ínfima, mas significativa do arquivo de 10 milhões de fotos icônicas da lendária revista Life, do grupo Time Warner, há duas semanas anima os comentários nas redes sociais em Natal.


Feitas pelo fotógrafo Hart Preston as imagens em preto e branco mostram parte da cidade em 1941, quando os americanos chegam à Natal. Ponto estratégico para a travessia do Atlântico Sul rumo ao front da Segunda Guerra Mundial na Europa, Natal atraiu milhares de militares americanos. Eles se instalaram na Base Naval e em Parnamirim.

A Life levou para o mundo imagens do “american way life” (estilo de vida americano); e para os EUA, o resto do planeta. Em arquivo digital, 97% das imagens nunca foram publicadas e passaram a ser disponibilizadas na rede a partir de novembro de 2008 através do endereço
  www.images.google.com/hosted/life


“Pier flutuante onde os hidroaviões atracavam no Rio Potengi para desembarque na Rampa de Santos Reis. Os aviões eram puxados por tratores para o hangar da Rampa”

Varanda do Grande Hotel, onde as pessoas costumavam se reunir e beber, na parte da Avenida Duque de Caxias, na Ribeira. Voltada para a Tavares de Lira ficava uma barbearia.

Prefeito Gentil Ferreira em gabinete no Palácio Felipe Camarão, na Rua Ulisses Caldas, janela com vista para a Ribeira.

Bairro das Roca, local onde é a feira na segunda-feira, com a Igreja de São João ao fundo

Avenida Duque de Caxias. Um casamento. Provavelmente, vindo da Igreja Bom Jesus, na Ribeira. Não era raro acontecer isso.

Construção da Rampa e do guia corrente, em Santos Reis. Ao fundo, o escritório da Condor, empresa aérea alemã

Nenhum comentário:

Postar um comentário