sábado, 17 de março de 2012

Notas da Salinésia

Faixa na Escola Duque de Caxias justifica o não fechamento. Jogo de cena?

Fechando a Escola Duque de Caxias
O blog Macau em Dia recebeu e-mail do professor Nazareno sobre nota publicada nesse espaço, que publica na íntegra: “Sobre a nota publicada em seu blog, e o comentário do companheiro professor Tião Maia, cuja tese de mestrado versa sobre a quase centenária escola, uma reflexão. Ou o companheiro Tião Maia é ingênuo - coisa que não creio - ou está querendo tapar o sol com a peneira. Ora, a escola Duque de Caxias, assim como a Escola Estadual Donana Avelino estão com um número muito pequeno de alunos matriculados. Um dos fatores para este baixo número de matrículas na rede estadual em Macau é a política educacional do prefeito de Macau que distribui feiras para as famílias cujos filhos eram matriculados no ano de 2011 na rede municipal. Com esta famigerada e perversa política, a rede municipal está com um número muito grande de alunos matriculados por causa da feira. Pois bem, ao companheiro professor Tião Maia e a quem mais interesssar possa, o governo de Rosalba Ciarlini já fechou quase uma centena de escolas em todo o Estado, justamente por causa do número de alunos: esta é a justificativa do governo estadual. E as escolas Duque de Caxias e Donana Avelino, em Macau estão, sim, na iminência de serem fechadas. Inclusive, A própria diretora da Dired comentou sobre esta questão em uma reunião na escola Donana Avelino, causando constrangimento aos segmentos daquela escola em virtude da maneira autoritária com que ela, a chefe da Dired em Macau, tratou do assunto. Se o companheiro Tião Maia não é ingênuo - e nisso, torno a dizer, eu acredito – então, quero crer que está tentando esconder um fato que o Estado inteiro do Rio Grande do Norte sabe: já foram fechadas mais de 200 escolas. Por que em Macau seria diferente? Por causa de uma faixa patética que mostra a inoperância e a incompetência da Chefe da Dired?”

 A Saúde de Macau na UTI
Graças a indicação da vereadora Fátima Jacome, a Saúde de Macau está muito muito doente por causas de gestores incapazes e inexperientes como Dr. Diá e Diogo Jacome. Para se ter uma idéia, a maioria das gestantes não fazem 5 ou mais consultas de pré-natal, e se não fosse os médicos Dr. Wilson e Dr. Zé Antônio, esse número ainda estaria pior. Para atestar a falta de capacidade dos gestores, a Saúde de Macau tirou a ridícula nota de 0,84 no índice de Desenvolvimento do SUS. A Saúde macauense não conseguiu atingir seque 1 ponto na realização de mamografias, apesar de a cidade possuir um mamógrafo na Maternidade José Varela. Porém, a má vontade de Flávio Veras com essa instituição, devido a não pagamento do Convênio com a Maternidade, acaba prejudicando as mulheres macauense. Doenças como tuberculose e hanseníase ainda afligem alguns macauenses. Quanto a saúde bucal, a falta de prevenção e políticas de higiene bucal faz com que o número de extrações prejudiquem o resultado do IDSUS. A taxa de infarto agudo do miocárdio está bem elevada em Macau, o que mostra a falta de programas de saúde para controle, prevenção e combate ao sedentarismo, hipertensão e diabetes.

TCE investiga A Prefeitura de Macau
Mais uma falcatrua do prefeito Flávio Veras está vindo à tona. O Tribunal de Contas do Estado aprovou a realização de Inspeção Extraordinária na prefeitura de Macau para apurar possível irregularidade em licitação e contratação de serviços, envolvendo recursos de R$ 6 milhões. A concorrência pública foi realizada pelo prefeito Flávio Veras para drenagem e pavimentação asfáltica em Macau e nos distritos. O Ministério Público de Contas, através do procurador Luciano Ramos, havia pedido suspensão do processo licitatório por irregularidades e superfaturamento de preços.

Cidade Abandonada
 Quem estiver disposto a ver como Macau está abandonada, dê uma voltinha pela cidade que vai perceber o abandono do Conjunto Arnóbio Abreu, do Teatro Municipal Hianto de Almeida, do Matadouro Público, do Mercado Modelo, da creche da Rua Caicó, da Praça São Pedro, dos PSFs Fantasmas, do Centro Administrativo, do Conjunto Habitacional dos Servidores Públicos, da Construção da Unidade de Saúde da Cohab, do terreno da AABB e do Parque de Vaquejadas.

Da boca de Champirra
É muito preocupante a declaração do vereador Champirra, durante a sessão na Câmara Municipal de Macau, na última segunda-feira. De acordo com o blog Neto Gamarra, um dos blogs oficiosos da base governista de Flávio, o vereador Champirra ocupou a tribuna para dizer que assim como o vereador Zé Filho, ele (Chmapirra) não tinha nenhum blogueiro por que não dava dinheiro. Em seu discurso, Chamirra desabafou: “Outro dia, um pediu R$ 2.000,00 e eu não dei e não dou! Tem blogueiro que falava bem da vereadora Odete e hoje bate na vereadora”. O blog ficou com uma pulga atrás da orelha querendo saber quem é o blogueiro macauense que chantageou o vereador Champirra.

Macau tá melhor pra quem?
Enquanto prefeito Flávio Veras anuncia a colocação de asfaltos nas ruas, os blogs oficiais deveriam explicar as razões da Prefeitura de Macau deixar faltar merenda escolar, por que há incompetência na realização de Processos Licitatórios, a falta de médicos especialistas, o não pagamento do Piso Salarial dos professores, o aumento da criminalidade e da violência, o déficit habitacional, a falta de cursos profissionalizantes, o IDEB baixo, a falta de trabalho, a humilhação com os profissionais contratados e comissionados, a farra dos aluguéis de imóveis e veículos, a farra com os combustível, obras refeitas várias vezes, o desabamento do Calçadão da Praia da Camapum, a epidemia de Dengue, o caos na saúde e educação, além do desrespeito e desvalorização com os servidores públicos????

Avenida Centenária maquiada
Os blogs oficiosos divulgam mentiras e praticam propaganda enganosa quando afirmam que a Prefeitura de Macau fez a urbanização da Avenida Centenário. Como falar em urbanização se paralela a toda extensão da Avenida Centenário há um enorme terreno sem nenhum canteiro, praça, academia popular, ou qualquer indício de urbanização. Na Avenida Centenário, ainda tem a famigerada Vala Negra. A Avenida da Integração foi feita a pouco menos de dois anos, e já teve que passar por vários recapeamentos asfaltícos, uma obra que deveria durar no mínimo dez anos, não conseguiu algumas chuvas.

Sobre faixas e incompetência
 Para entender bem o lenga-lenga sobre o fechamento da Escola Duque de Caxias, basta ler o belo artigo “A ‘faixa da permanência’: incompetência e inoperância”, escrito pelo professor Nazareno, no blog Macau Educação (link ao lado), onde explica em detalhes o ocorrido com a polêmica do fechamento do Duque de Caxias.

Visitando as bases verdes
O jornalista Bosco Afonso visita amigos e faz reunião com correligionários do Partido Verde para fortalecer sua pré-candidatura a prefeito de Macau, bem como os nomes dos candidatos a vereador em quase todos os distritos. Bosco garante que o PV de Macau terá alguns nomes fortes na disputa por uma vaga na Câmara Municipal de Macau com real changes de serem eleitos.

Supermercado Kuduro
 Lista dos itens da Feira Pedagógica distribuída gratuitamente para a população carente pela promessa de voto para e suas respectivas marcas: Arroz Lampião, Açúcar Gerusa, Frango Jorge Pinto, Óleo Aladim, Charque Kerginaldo, Feijão Flávio Veras.

Saidêra
“A vida é como a Matemática, se tiver muito fácil, alguma coisa está errada”, filosofou sua majestade Rei Rock, doido para tomar uma lapada de cana, lá na Confraria de Djane, tentando convencer a Rainha da Praça a lhe vender uma fiado, alegando que estava sem dinheiro naquele momento, mas que pagaria depois.

11 comentários:

  1. Antonio dos Santos Neto17 de março de 2012 às 09:20

    È a vida ,que diabo essa tal de izaura do galego do cigarro entende de educação?que merda de município é esse que deixa o futuro de nossos jovens nas mãos de gente que não sabe o que é uma LDB ou um PPP?Desculpe a merda mas que dá raiva dá.

    ResponderExcluir
  2. Gostei dos itens da feira, principalmente o frango da marca "Jorge Pinto", que, segundo dizem, o óleo da marca "Aladim" não está fritando bem o frango do Pinto.

    Ah, já ía me esquecendo: o feijão da marca "Flávio Veras é do tipo "duro na queda".


    Procon

    ResponderExcluir
  3. Essa é a marca do governo de Flávio Vieira Veras Vala Negra


    Quixabas News

    ResponderExcluir
  4. Está na hora do povo de Macau deixar de perder tempo com esses blogueiros vendidos, pois os mesmos não conseguem emprego em lugar nenhum já que não sabem fazer outra coisa a ser ser bajular. Eles estão começando a se desesperar, pois sabem que se FV for derrotado vão ficar desempregados.

    Robson Lima

    ResponderExcluir
  5. Nazareno é de morte mesmo, depois que perdeu os cachos endoidou de vez. Distorceu totalmente a minha opinião. Mas, como quem anda sentando na mesa das negociatas políticas com os representantes do Governo Rpsalba Cialine (Demos) é ele, que não é ingênuo e eu creio nisso. Quem sou eu pra discordar? Vou é terminar minha dissertação que o tempo urge... E as rosas de espumas flutuam por sobre o aterro serenado.
    Professor Tião Maia
    Publica aí amigo Alex, nem que seja só nos comentários.

    ResponderExcluir
  6. Olá, pessoal.
    Morei em Macau no período de 1960/1963 e concluí o curso primário na Escola Duque de Caxias. Em seguida passei no exame de admissão e ingressei no Colégio Ginasial dirigido pelo Padre Penha. Hoje, moro no Sul da Bahia e por acaso, navegando pela internet tomei conhecimento dessa barbaridade. É um crime de lesa-pátria, uma infâmia, o que estão fazendo com a cidade de Macau, e porque não dizer, com a educação do Rio Grande do Norte.

    ResponderExcluir
  7. A data 19 é dia de São José. Caso chova hoje, o ano letivo de 2012 na rede municipal de ensino será bom.



    Sertanejo

    ResponderExcluir
  8. Eita que tá tudo mudando. Os blogueiros vendidos, comprados pelo prefeito FV começam a entrar em desespero sabendo que vão ficar desempregados. Bem que eles deveriam ter estudado.

    A oposição vai dar uma surra de votos nesses babacas que roubam o dinheiro público.

    ResponderExcluir
  9. Primeiro a oposiçao tem que ganhar a eleição, não esqueça disso. O Caboré não é mole. Esse, é o único Caboré que eu conheço que não come Pinto. Haja diheiro.
    Perneta.

    ResponderExcluir
  10. Olá Alex, O professor Tião Maia, Acacia e todo o corpo Docente estão provando que são competentes a escola "Maura Bezerra", esta escola tem o nome de uma grande educadora desta cidade, ela era conhecida por Dona Maura, mãe do grande Bosco Afonso. Neste momento quero render minhas Homenagens a todos que Fazem parte desta familia, que é esta escola MAURA BEZERRA. TIÃO E ACACIA PARABÉNS VOCES SÃO OS MELHORES.

    ResponderExcluir
  11. quero aqui expressar minha indignição com a administrição do prefeito flávio veras e em particular a direção do hospital antônio feraz, ontem levei minha filha com muita febre, que já durava 3 três dias e tive que ouvir do médico de plantão o doutor max que não iria atender minha filha ,porque estava na hora dele ir embora e simplesmente ele saiu vendo me chorar com minha filha nos braços e ninguém do hospital revolveu nada, até guando sofreremos com essa caborezada?

    ResponderExcluir