terça-feira, 24 de abril de 2012

Macau ainda tem Trabalho Infantil

Uma volta pelas praias, qualquer pessoa poderá observar essa cena de crianças tratando peixes junto com os adultos. Consequência da falta de politica sociais para jovens e crianças.

Uma vergonha em Macau, mostrando que a cidade não está melhor, é que existe o PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), mas algumas crianças têm que abandonar a escola para ajudar na renda da família e acabam ficando vulneráveis a exploração e trabalho pesado, o que é vergonhoso para uma cidade rica, porém mal administrada pela prefeito Flávio Veras.

Essa situação seria evitada se as políticas públicas fossem levadas a sério, onde houvesse investimento nas pessoas e não em asfalto. O CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) e o CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social) são programas que funcionam precariamente e com irregularidades. Estes programas deveriam identificar, avaliar e dá apoio as famílias que estão em vulnerabilidade. Nada disso acontece em Macau.

O incentivo a geração de renda e a formulação de empregos é algo que não passa nem perto da gestão desastrosa do prefeito Flávio Veras. A Secretaria de Assistencial Social nunca deu apoio às pequenas e médias empresas, nunca tentaram tirar as pessoas da informalidade e nem muito menos criaram estratégias governamentais para criação de novos postos de trabalho.

Para os jovens macauenses, o primeiro emprego é algo muito difícil de conseguir. Toda essa falta de políticas públicas para jovens e crianças, reflete na falta de renda das famílias macauenses, que são obrigadas a colocar as crianças para fazer trabalho pesado, tentando aumentar a renda familiar. O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) não funciona da forma correta e as crianças estão trabalhando cada vez mais cedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário