sábado, 14 de abril de 2012

Notas da Salinésia

Prédio de Amaro do Vale, ao lado da Praça da Conceição. Serviu também para Soares (fotográfo), o consultório de Dr.José Olavo, pai de Haroldo e no primeiro andar, o escritório de Dr. José Dutra, além da Boate de Getúlio. Acervo histórico do engenheiro Haroldo Martins.

A quem interessar possa
O blog Macau em Dia sempre foi um espaço democrático e aberto às mais diversas opiniões, críticas, sugestões e reclamações, preservando pela veracidade dos fatos com denúncias oriundas somente do Ministério Público ou de Ação Civil Pública tramitando na Justiça. O respeito e a credibilidade conquistados pelo blog refletem o trabalho jornalístico que vem sendo realizado de forma profissional. Qualquer leitor ou cidadão macauense que se sentir prejudicado com alguma publicação no Macau em Dia, os editores garantem total espaço para sua defesa. O direito a resposta daqueles que se sentirem ofendido está garantido com amplo espaço. Até hoje, as denúncias de indícios de corrupção envolvendo a atual administração de Macau e alguns de seus fornecedores nunca foram desmentidas pelas partes envolvidas. Apesar de a Prefeitura de Macau ter vários blogueiros e jornalista ao seu dispor, ninguém questionou as denúncias publicadas no blog Macau em Dia, que dispõe de uma assessoria jurídica de alto nível para orientar os editores nos caminhos da Justiça.

Cadê o PSF da Ilha de Santana?
Ano passado, o ex-secretário e responsável pelo PSF Fantasma da Ilha de Santana, Dr. Diá, jurou de pé junto na Câmara Municipal de Macau que o Governo Federal disponibilizou mais 3 equipes do Programa Saúde da Família. O Governo Federal mandou o dinheiro para implantar uma nova “Unidade de Saúde” com a contrapartida do município. O Ministério da Saúde mandou o dinheiro para custear os serviços e contratar os profissionais. Mas, sabe o que aconteceu? Adivinhe? Até o momento, ninguém viu nenhum PSF desses ser implantado. Na ilha de Santana, a prefeitura montou uma “gambiarra”, colocarando médico, mas não tem dentista, não tem sala de vacina, não tem enfermeiro, etc. E pasmem... As equipes que estavam cadastradas irregularmente na internet, na Clínica da Família e no Posto de Saúde do Valadão, sumiram do Cadastro do Ministério da Saúde (SCNES).

Tem de tudo em Macau
Nos últimos sete anos, o macauense viu de tudo: obra ser construída num dia, e destruída no outro. Quer exemplos? A Praça dos Escoteiros e a Praça do Cemitério. Ainda tem aquela obra que começa e não acaba, como a Praia de Camapum. Todo mundo viu as coisas boas deixadas pelo governo Zé Antônio serem destruídas uma a uma, como o Calçadão José Ribeiro, Parque de Vaquejada, AABB, Centro de Treinamento do CBASE e o Teatro Hianto de Almeida... só alguns dos exemplos para citar.

Clinica da Família está se deteriorando
Os banners da frente da Unidade de Saúde já não existem mais. As salas estão sendo tomadas pela umidade e o mofo. O teto tem vazamento por toda parte. Paredes com rachaduras também pode ser encontradas. A maquiagem, ou melhor, a reforma da Clínica da Família mostra que os recursos da Prefeitura de Macau só são utilizados para maquiar, fazer paisagismo e criar maquetes. Além disso, a Clínica da Família se tornou um verdadeiro balaio de gato. O secretário de Saúde colocou vários PSF no mesmo local... Ainda tem atendimento do NASF, Atendimento dos Dentistas, do Oftalmologista. Para um cidadão macauense se consultar não é tão fácil, precisa dormir na porta da Unidade de Saúde ou ser amigo ou parente de algum político da Prefeitura de Macau. Ainda tem a falta de medicamentos e algumas vezes falta de vacinas.

Puxadinhos nos fundos
O déficit habitacional de Macau é grande. Não há casa para todo mundo. Como a Secretaria de Assistência Social não tem planejamento e nem executa ações para construções de casas populares, os macauenses tem que se abrigar nos “puxadinhos”, no fundo dos quintais. Outra opção é superlotar a casa de parentes. Como não tem casas populares, o valor dos aluguéis são altíssimos para nossa gente poder pagar.

Promessa que Flávio não cumpriu
É notório que, nos últimos anos, a pobreza se alicerçou em Macau e os problemas sociais se alastram. Depois de sete anos de uma administração fracassada, até mesmo o “Conjunto Habitacional dos Servidores Públicos” não foi construído, mas foi uma das promessas de campanha de Flávio que ele não cumpriu.

O pinto e a Baronesa
Até hoje, Kerginaldo Pinto não fez nada para o povo. A única realização do Pinto foi transformar a saúde de Macau num império, empregando sua esposa e dando-lhe a chance da vida dela em ter um alto-salário. Mas, a Baronesa da Saúde (como foi denominada pelos macauenses) administra de forma desorganizada, onde manda mais que o secretário de Saúde. Kerginaldo enfatiza sempre que veio de família humilde, porém parece que o Poder, o status e o dinheiro subiram a cabeça do rapaz... ao invés de mudar a realidade social de Macau, prefere priorizar o seu bem-estar e sua provável candidatura a Prefeito, esquecendo totalmente das pessoas humildes que não tiveram a mesma sorte e um padrinho político.

Macau sem administração
Desde o dia 6 de abril, a administração da Prefeitura de Macau está parada, sem os secretários de Esporte, Cultura, Planejamento e Meio Ambiente, Serviços Urbanos, Agricultura e Pesca. Os auxiliares de Flávio deixaram os cargos comissionados para disputar uma vaga na Câmara Municipal de Macau nas próximas. Porém, há muito tempo que os macauenses não sentem a menor falta desses secretários porque ninguém viu os trabalhos por eles realizados. Não vão fazer a menor falta.

Aladim sem prestígio
Os analistas políticos de plantão da Confraria de Djane garantem que o secretário municipal de Educação, Rodrigo Aladim está sem prestígio junto ao prefeito Flávio Veras. O maior argumento dos cientistas políticos é que o secretário Aladim foi falar com o prefeito querendo ser tratado da mesma forma que o prefeito Flávio tratou a vereadora Fátima Jacome, que detém as rédeas da Secretaria de Saúde, de onde Doutor Diá foi demitido por suspeitas de corrupção e entrou o filho da vereadora Fátima Jacome, Diogo Jacome... Rodrigo Aladim queria que sua esposa Jemima Diniz assumisse seu lugar na Secretaria de Educação. Flávio disse um sonoro “não” para Aladim, mostrando que Flávio tem o comando do desgoverno macauense.

Debochando geral
Embora, sofra grande rejeição e resistência popular, até mesmo de seus “aliados”, o super secretário Kerginaldo não se importa com os problemas da população. Ele está cruzando uma odisséia política fadada ao fracasso, sem medir as conseqüências, visando tão somente o seu interesse pessoal que está acima da razão e do interesse coletivo. O “broco aliado” tem pesquisas que mostra a rejeição do Pinto. O deboche dos aliados aumenta todos os dias, nas ruas, nas esquinas, nas praças, na Câmara Municipal e em todos os cantos da cidade.

Enquete sem sal
Um dos blogueiros oficiosos da Prefeitura de Macau, Irineu Cândido, fez uma enquete com os pré-candidatos a prefeito de Macau em seu blog (link ao lado). Porém, o blogueiro não publicou a tal enquete porque foi imposto a lei do silêncio por parte dos marqueteiros da Prefeitura de Macau. Acontece que o nome de Kerginaldo Pinto, candidato do prefeito, aparece em 4º lugar, empatado com Edival da Lanchonete. Com esse comportamento submisso, deixando que seu veículo fique a disposição de Flávio, o blogueiro escorrega mais fundo para o limbo, lugar para aqueles que não têm credibilidade e fica servindo de chacotas nas rodinhas pelos próprios amigos e aliados.

Jornalistas homenageados
No próximo dia 17 (terça-feira), a Assembleia Legislativa do RN comemora o “Dia do Jornalista”, celebrado no dia 7 de abril em todo o País. A sessão especial começará às 9 horas, homenageando vários jornalistas que se destacam nas comunicações potiguares. Entre os vivos: Laurita Arruda, Virgínia Coeli, Margot Ferreira, Daniele Freire, Taísa Galvão, Carlos Peixoto, Paulo Tarcísio Cavalcanti, Edilson Braga e Bosco Afonso. Homenagem póstuma: Eugênio Netto, Hélio Cavalcante, Nilo Santos e F. Gomes.

Macau do asfalto
Depois de 15 anos sem vir à Macau, Ana Julieta achou que a cidade tinha mudado. Questionada pela amiga sobre as mudanças na cidade, Ana disse: “A única diferença é que agora as pessoas não levam topada no paralelepípedo, e sim nos buracos do asfalto”.

Comendo um pão
Há mais de 10 anos atrás, o prefeito Zé Antônio encontra Caetano comendo um pão sentado no meio-fio da Rua Pereira Carneiro. “Comendo um pão no meio da rua, Caetano”, indagou o prefeito. “ki-ki-ki eu tenho que alugar uma casa pra comer um pão, prefeito?”

Saidêra
Bem cedo em Djane, Rei Rock se queixava de uma noite mal dormida, reclamando de um novo travesseiro que deixou sua majestade a noite inteira acordado: “Dormir com travesseiro novo é igual a usar cueca nova... é difícil achar uma posição confortável para a cabeça”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário