sábado, 7 de julho de 2012

Notas da Salinésia


Eleições 2012 já começou
Desde ontem está sendo permitida a propaganda de candidatos que pretendem disputar as eleições municipais de 2012. Os candidatos a prefeito, vice e vereador podem se apresentar aos eleitores por meio de cartazes, faixas, auto-falantes, desde que já possuam CJPJ e que tenham conta bancária para “trabalhar” a grana que vai rolar durante a campanha eleitoral desse ano. A campanha em rádio e TV, porém, só será liberada a partir do dia 21 de agosto. Os partidos ou as coligações podem colocar faixas ou cartazes indicando seus nomes em sua sede, mas a propaganda deve ter no máximo quatro metros quadrados.

Internet liberada para candidatos
A propaganda eleitoral na internet também está liberada a partir de hoje e pode ser feita em sites dos partidos, blogs, redes sociais e até por envio de mensagens eletrônicas. É permitido entre 6h e 22h o uso de cavaletes, cartazes, bandeiras, bonecos e mesas de distribuição de material de campanha. Estes objetos devem ser de fácil transporte e não podem atrapalhar o trânsito de pessoas e veículos.

Não pode usar em campanha
Estão proibidos outdoors e showmícios feitos com artistas. Também não é permitida a distribuição de brindes, bonés, camisetas, canetas, chaveiros, cestas básicas ou qualquer outro  objeto que se configure como uma forma de beneficiar o eleitor. Quem desrespeitar a regra pode responder por crime de compra de votos.

Multa por propaganda ilegal
Cartazes ou qualquer tipo de propaganda não podem ser fixados em bens públicos e de uso comum como postes de iluminação, sinais de trânsito, vias públicas, passarelas, paradas de ônibus entre outros. A multa para quem desrespeita varia entre R$ 2.000 e R$ 8.000.

Desabafo de um velho bacurau
Se lamentando na Confraria da Boca Maldita, um velho bacurau macauense dizia que a partir de agora, os macauenses têm a responsabilidade de mudar a história ou ser réu dela mesma. Entre um gole e outro de cerveja, o bacurau-aliado falou para quem quisesse ouvir que o povo não pode mais admitir ser tratado como objetos por um homem tão desumano, que investe milhões em asfalto, que usurpar o povo comprando votos e que se mantém no Poder através de liminares. O peemedebista insistia em dizer que Ele teve sua oportunidade e não erradicou com a pobreza e miséria da cidade, não melhorou as políticas públicas e nem muitos menos transformou a cidade em algo melhor e feliz.

O povo foi enganado
Outro dia, certo candidato a vereador falou que os macauenses estão a procura da felicidade. Zé do Maruim defende a teoria de que o macauense é um povo triste e cabisbaixo porque há uma associação a Flávio Veras aos seus ilícitos e malfeitos. “As pessoas de outras cidades caçoam de nós, dizendo que temos o governo que merecemos. Não é verdade, o governo atual nos traiu, nos manipulou e nos enganou. Esse é o sentimento de cada macauense. O povo é vítimas de um governo tirano, que deixou de investir nas pessoas para investir nas coisas, que não trouxeram a mudança que o povo esperava”, desabafou Zé.

Um sonho de liberdade
Os cientistas políticos que vivem de plantão em Djane afirmam que o povo vai ter uma oportunidade de mostrar à Flávio Veras que, apesar de todo seu desgoverno e maus-tratos, é possível sobreviver aos seus duros oito anos de má administração. Os cientistas da Terra do Sal acreditam piamente que cada macauense tem um sonho, um sonho de liberdade, de dignidade e de cidadania, um sonho de uma Macau para os macauenses.

Preparando o candidato
Lá na confraria da Praça da Conceição, os confrades dão conta que o prefeito Flávio já está arquitetando, em conversas fechadas, que Joad será o vereador dos olhos dele e que será o mais votado. Com isso, presidente da Câmara e, obviamente, assumir a prefeitura caso Kerginaldo seja cassado. Lá na boca maldita, há quem garanta que a compra de voto vai ser grande durante a eleição.

Aladim Inchando a Educação
Os vizinhos disseram para Zé do Maruim que o secretário de Educação municipal, Rodrigo Aladim, está distribuindo contratos para seus vereadores e inchando a Secretaria de Educação com tanta gente. Sua vizinha garantiu que quando não tem vaga nas escolas, o secretário coloca como gratificação no contra-cheque. Vendo todo esse desmando, Zé ficou matutando: “Será que é pra isso que ele tem duas assessoras?”

Macau para os macauenses
Zé do Maruim sabe que chegou a hora do jogo político começar. Zé e o povo de Macau não se contentam mais em viver com migalhas e afagos. Zé quer mais, quer uma Macau de “primeiro mundo”, uma Macau da Infra-estrutura da Zona Rural, da evolução social através da Educação, da assistência a saúde, de qualidade e digna, da habitação e emprego para os necessitados, do amparo e força da Prefeitura Municipal para os carentes e pobres. Zé foi enfático: “O povo quer uma Macau para os Macauenses”.

Demonstrando prestígio
Pelo trabalho sério que vem desempenhando na política macauense, o jornalista Bosco Afonso desfruta da confiança de toda a oposição. Tanto que o dirigente do PV macauense foi convidado por dois grupos diferentes para ocupar o cargo de vice. Com o sentimento de união dos grupos oposicionistas e demonstrando uma postura humilde, Bosco agradeceu e preteriu dos convites. O jornalista garantiu que vai participar da campanha de forma discreta, ajudando nos bastidores.

Barganhas políticas e traições
Durante as reuniões da oposição, as pessoas comentaram que a falta de prestígio e de caráter ficou por conta de alguns ex-aliados do Partido Verde que usaram o jornalista Bosco Afonso como escada para subir ao palanque de Flávio Veras. Sem nenhuma vergonha na cara, alguns ex-correligionários se aproximaram da oposição para valorizar seu passe e aumentar o poder de barganha para quando fosse discutir o apoio político ao candidato do prefeito.

Até tu, Brutus?
Vendo aquele velho amigo sozinho numa mesa em Djane, Zé do Maruim foi conversar com ele e aproveitou para perguntar a razão dele ter feito uma traição com um amigo tão querido. De súbito, o cidadão olhou pra Zé, tomou um lapada de cana e respondeu: “ki-ki-ki e o que tem, carai?”

Saidêra
Mesmo tendo levado um chifre da esposa e ter aceitado a traidora de volta ao lar, o corno do Valadão foi pedir conselhos à sua majestade Rei Rock, que não perdeu tempo e filosofou: “A mulher até que perdoa um chifre, mas não esquece. Já o homem até que esquece, mas não perdoa porra nenhuma”.

Um comentário:

  1. POBRE MACAU,POBRE MACAU,ASSIM FALOU NOSSO FREI DAMIÃO EM UMA DAS SUAS ROMARIAS A ESSA CIDADE.MUITOS ANOS SE PASSARAM E ESSA CIDADE COM TANTAS RIQUEZAS NÃO PASSOU DA POBREZA,SEU POVO NA MAIORIA CONTINUA MENDIGANDO UMA VIDA MELHOR,UMA SAÚDE MELHOR,UM FUTURO MELHOR PARA SEUS FILHOS,NETOS,POIS MUITOS NÃO TEM MAIS ESPERANÇA DE MUDANÇAS.HOJE TODOS QUE AI ESTÃO NA DISPUTA PARA PREFEITO SE ACHAM A SALVAÇÃO,NENHUM TERÁ COMO PRIORIDADE MELHORAR,MAS SE BENEFICIAR E AOS SEUS FAMILIARES,ESSE FILME E COM MUITOS DESSES PERSONAGENS EU JÁ VI.ACORDEM IRMÃOS MACAUENSES,NÃO DEIXEM QUE MAIS UMA VEZ A TIRANIA VENÇA,SINTO MUITA PENA DE VCS,NÃO VEJO NENHUM QUE ESTÃO CORRENDO ATRAS DESSA PREFEITURA COMO AQUELE QUE VAI OLHAR PELOS MAIS HUMILDES,PELA NOSSA POBRE MACAU.QUANDO ESTAMOS LONGE DESSA CIDADE VEMOS O QUANTO ESSAS PESSOAS BRINCAM COM GENTE DO BEM,COM PESSOAS QUE ACREDITAM SEREM O MELHOR,ACORDEM IRMÃOS,ACORDEM,SE UNAM COM FÉ,NÃO DEIXEM MACAU EM MÃOS ERRADAS,SÃO QUATRO ANOS PELA FRENTE,VCS QUEM DECIDEM,FICO EM ORAÇÃO POR NOSSA CIDADE,BJS DE UM MACAUENSE AUSENTE QUE NÃO SENTE VONTADE DE VOLTAR POR VER TANTAS MALDADES COM VCS E COM NOSSA CIDADE.

    ResponderExcluir