sábado, 14 de julho de 2012

Notas da Salinésia


O valor do voto
Zé do Maruim e todos os confrades lá de Djane sabem que Macau é uma cidade que anseia por obras que venha gerar renda, emprego, melhorias habitacionais e de serviços públicos. Não adianta joga a sujeira para debaixo do asfalto, pois todo mundo sabe que a administração de Macau no final desse ano terá arrecada mais de meio bilhão de reais e não conseguiu mudar a realidade do seu povo. Macau continua sendo uma cidade de gente pobre e de políticos ricos. Pessoas humildes que lutam, que choram e que anseiam por uma vida melhor. Enquanto isso, o gestor se desfaz de nossa gente, humilha, tenta implantar a velha forma de política do coronelismo. Ele faz galhofa com os macauenses, e quando embriagado conta com o maior orgulho do mundo que sabe o que faz, que sabe o preço das pessoas em Macau.

Campanha Digital
Uma coisa o tal blogueiro venal tem razão: “o maior problema a ser enfrentado pelos promotores eleitorais nas eleições, deste ano em Macau, será sem dúvida a propaganda eleitoral na internet, no que diz respeito a blogs, twitter, facebook, e-mails, SMS, entre outros”. A Promotoria Pública deveria fiscalizar e ficar atenta a publicidade eleitoral irregular nos blogs de alugueis da Prefeitura de Macau que trabalha em favor do candidato do prefeito. Um exemplo é o fato de “Kerginaldo apresenta propostas de capacitação de mão-de-obra em reunião com jovens e trabalhadores” foi destaque em todos (todos) os conhecidos blogs lagartixas da paróquia de Macau. Os outros candidatos a prefeito de Macau merecem o mesmo espaço, o mesmo tratamento jornalístico,  nos blogs para que não se configure como propaganda eleitoral em forma de notícia.

Blogs de aluguel
Em tempos de eleição, a ética jornalística manda dá o mesmo destaque para todos os candidatos a prefeito de um município. A “notícia” exagerada somente de um candidato expõe o blog à dúvida da parcialidade, onde o bom jornalismo foi deixado de lado em favor de um bubu poderoso, capaz de calar a boca de blogueiros e conduzir alguns jornalistas aos caminhos da propaganda eleitoral, como se seu veículo funcionasse como um blog de aluguel.

Tudo no seu lugar
Zé do Maruim não entende como Macau se arrecada um fortuna todo mês e o que se vê é sempre a mesma coisa: falta de medicamentos, péssimo atendimento, falta de materiais e equipamentos, falta de consultas e exames especializados, maltrato e desrespeito aos cidadãos necessitados; ambulancioterapia; aumento das doenças; dengue assolando o município; ingerências; má gestão, malfeitos, arrumadinhos e jogatinha com o dinheiro público.

Improbidade administrativa
Para completar a esculhambação, o antigo prédio da Secretaria de Saúde, que foi adquirido com recursos da Saúde, será repassado a Fundação de Cultura. Caso isso seja feito, será cometido mais um ato de improbidade administrativa. Como é que pode um imóvel comprado com recursos da Saúde ser repassado a outra Secretaria ou Fundação? Só no desgoverno Veras/Pinto que acontece esse tipo de coisa. Enquanto isso, onde está o Conselho e Conselheiros de Saúde? Devem está muito ocupado viajando para Brasília com o dinheiro do povo de Macau.

Falta de educação
“Quem não tem educação não sabe o que é Educação”, já dizia o mestre Paulo Freire com toda sua sabedoria. O prefeito de Macau deixou a Educação de Macau à míngua durante os últimos sete anos e meio. Uma prova disso é que os professores da Escola Municipal Padre João Penha Filho estavam reclamando sobre o desrespeito e a falta de compromisso da gestão municipal com a Educação. Cinco meses depois do início das aulas, chegaram as cadeiras para os alunos e os próprios alunos foram encarregados de transportar as cadeiras do caminhão para as salas de aula.

Educação tá muito pior
A Educação de Macau nunca sofreu tanto quanto nas mãos de Flávio e seus assessores. Numa tentativa alucinada de desmoralizar os professores, o prefeito Flávio Veras demorou muito para começar a pagar o Piso Salarial dos educadores macauenses, estabelecido em Lei. Pois é, Zé do Maruim ainda viu o sucateamento do transporte escolar, sendo que os filhos de Macau tiveram que se aventurar dos distritos até a zona urbana em ônibus precários. As escolas superlotadas e sem as condições básicas necessárias para o desenvolvimento do aprendizado do aluno.

Cultura esquecida
Na confraria de Djane, os cientistas de plantão apostam que na cultura ninguém poderia esperar nada, pois todo mundo sabe muito bem quem a administra. O Teatro Municipal Hianto de Almeida continua lá, esquecido e em ruínas, e só não é reformado pelo fato de não ter sido construído na gestão de Flávio. No governo de Zé Antônio, os macauenses tinham uma intervenção cultura de 100 dias. Já no governo de Flávio, a cultura é esquecida e depreciada o ano todo.

Altos salários para os contratados
Outra coisa que causa indignação aos confrades lá em Djane é que os servidores efetivos têm salários muito menores do que os cargos de confiança e contratos de Flávio Veras. Ou seja, os salários concedidos aos seus cabos eleitorais e indicações políticas são maiores do que os salários dos servidores efetivos que tem uma história dentro do serviço público do município, e que ingressaram de forma correta e honesta no serviço público, sem arrumadinhos e sem bajulação. Os funcionários públicos municipais deveriam ser tratados com respeito e valorizados. Enquanto isso, Macau está melhor para os amigos e bajuladores de Flávio Veras, pois não precisaram fazer Concurso Público para ingressarem no serviço público e ainda por cima tem altos salários, não necessitando de um Plano de Cargos, Carreira e Remuneração.

Vencendo a luta contra o mal
E essa luta do bem contra o mal está perto de ser vencida. Para que toda Macau conquiste essa liberdade, caberá ao povo de Macau decidir se quer continuar a ver a todos esses desmandos ou quer a mudança, a melhoria de vida, a erradicação das desigualdades sociais, da pobreza e da miséria. Só os eleitores macauenses serão capazes de acabar com essa situação lamentável e triste que vive o povo de Macau.

Italolira.com
Um dos portais de notícias mais respeitado da Terra Salineira é o Ítalo Lira (ver link ao lado) que está fazendo dois anos de sucesso no ar, informando com qualidade as mais recentes notícias de Macau e região. Com um jornalismo sério, o blog do Ítalo Lira é uma referência de qualidade e vem conquistando jovens e adultos com seu jeito simples de mostrar o fato.

Mulher no Poder
O jornalista Aluísio Viana destaca que a vereadora Odete Lopes (DEM), caso eleita, poderá se tornar a primeira mulher a administra o município de Macau.

Saidêra
“O que é Status?”, perguntou um jovem súdito a vossa majestade.  Rei Roque virou-se para seu interlocutor, ajeitou o violão e filosofou: “Status é comprar uma coisa que você não quer, com um dinheiro que você não tem, para mostrar para gente de quem você não gosta uma pessoa que você não é”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário