quarta-feira, 29 de agosto de 2012

A saga de um cidadão para conseguir um cartão do SUS em Macau – Parte I

Para o cidadão macauense é um sacrifício conseguir um Cartão do SUS.

O Cartão do SUS foi criado pelo Governo Fernando Henrique Cardoso. No entanto, no Governo Dilma, o Cartão do SUS passou a ser uma das prioridades para o combate a corrupção e o avanço da saúde pública brasileira, onde a princípio a idéia é informatizar todo o Sistema Único Brasileiro, implantando também o Prontuário Eletrônico em todo território nacional. 
   
Em Macau, é mais fácil a pessoa ganha na Mega-Sena do que conseguir um cartão do SUS ou encontrar o Secretário de Saúde em seu gabinete. É um verdadeiro descaso e falta de respeito com o cidadão macauense. O Blog Macau em Dia enviou vários emissários para solicitar a emissão do Cartão do SUS na Secretaria de Saúde municipal. Sem o Cartão do SUS, o cidadão tem dificuldades para realização de consultas e exames na Rede Pública de Saúde. 
   
Os emissários foram até a Secretaria de Saúde em dias diferentes e constataram a mesma situação. Chegamos a Secretaria de Saúde por volta das 7 horas da manhã e a Secretaria de Saúde encontrava-se fechada e com filas enormes para marcação de consultas e outras pessoas esperando o carro que transporta pacientes para Natal. A maioria dos funcionários só começaram a chegar por volta das 8 horas. Mas, antes de começarem a trabalhar eles foram fazer seu desjejum na colossal cozinha da Secretaria de Saúde. 
   
Somente às 9 horas apareceram às primeiras recepcionistas. Nosso emissário foi informado que os digitadores, que emitem o Cartão do SUS, ainda não tinham chegado. A recepcionista informou que são três pessoas responsáveis para emissão do Cartão do SUS. Isso mesmo, três digitadores para somente um computador, pois a Secretaria de Saúde não tem computadores suficientes para a emissão do Cartão do SUS, apesar dos milhares de Reais que entram todo mês no Fundo Municipal de Saúde.
     


A saga continua...

4 comentários:

  1. Isso porque você não sabe a dificuldade que passei para poder vacinar meu bebê. Na sexta-feira (27/07/12) à tarde, levei meu filho para o PSF do centro, lugar que devo vaciná-lo, e a enfermeira responsável pelas vacinas não tinha ido. Segui para a Clínica da Família, lugar que atende as vacinas do Porto... a enfermeira tb. não tinha ido trabalhar. Fui para o PSF do Valadão, a mesmíssima coisa, a enfermeira não tinha ido... Céus! E agora? Eu disse, o que eu faço que preciso vacinar meu filho hoje?? Foi quando me disseram que eu podia encontrar alguma enfermeira no PSF do Bairro dos Navegantes. Lá fui eu e meu bebê de 5 meses outra vez... Enfim, a saga chegou ao final pra nós, dessa vez. É UMA VERGONHAAA!

    ResponderExcluir
  2. É vergonhosa mesmo a situação da saúde em nossa cidade, lugar que tanto arrecada. Minha vizinha passou mais de um mês procurando um profissional para estrair a UMA DO FILHO DELA. A unha?? Isso mesmo. Macau não tem quem estraia uma uma, acreditam nisso?? A minha vizinha teve que levar o filho pra Natal para resolver o problema. PAAASSSMEEEM!!

    ResponderExcluir
  3. É quase, pra não dizer impossível um político honesto. Todo mundo conhece os candidatos de Macau, sabe muito bem o que cada um faz e é capaz de fazer. Dr. Wilsom, por exemplo, superloca a sua clínica de gente. No maior desrespeito pelos paciêntes, faz eles se submeterem a horas de espera e sair mais de meia noite da clínica. Coloca um em uma sala e outro em outra e a pessoa fica lá, horas e horas aguardando que ele venha atender, muitos enganados achando que ele virá atender logo e ele está no hospital ou maternidade. E quando chega atende o mais rápido possível, pior do que uma cansulta pelo SUS, e ainda se paga $100 por isso. - Só uma amostra do que ele pode fazer com o povo. Depois eu falo mais de cada um dos nossos candidatos...

    ResponderExcluir
  4. conheço pessoas de macau que procuram a emissão do cartão SUS em outras cidades, porto do mangue por exemplo.

    ResponderExcluir