quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Tipo raro de peixe é encontrado no litoral de Macau

Essa foi a primeira vez que esse animal foi coletado nessas águas do litoral macauense. A captura do peixe causou grande espanto para pescadores com mais de 40 anos de atividade na área.

Um peixe muito estranho, com aproximadamente 30 centímetros de comprimento, foi encontrada nos mares que circundam Macau por três pescadores que estavam trabalhando no barco do comerciante de peixes chamado Tourinho. De acordo com o oceanógrafo carioca Marcelo Magalhães, a espécie de peixe encontrada é conhecida como Miracéu.

Conforme o oceanógrafo, esse tipo de peixe é muito comum no litoral dos Estados Unidos e México, porém biólogos estão registrando o peixe no Nordeste brasileiro. Pesquisadores da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) coletaram o Miracéu, em Itamaracá, no Grande Recife. O Miracéu encontrado em Macau também vai para a UFRPE para ser estudado.

O animal, da espécie “Astroscopus y-graecum”, habita bancos de areia e se alimenta de peixes, lulas e camarões. Ele é venenoso e possui órgãos elétricos localizados numa bolsa atrás dos olhos. Pode descarregar até 50 volts, choque considerado menor do que aquele que um ser humano leva ao colocar o dedo numa tomada.

O miracéu tem cor marrom no dorso, pequenas pintas brancas na cabeça e cauda com listras pretas e brancas. A boca é ampla e superior. O peixe tem olhos pequenos e voltados para cima, o que sugere o nome “Miracéu” (mirando o céu).

De acordo com o oceanógrafo, não há nenhum registro que comprove o aparecimento do animal em Macau anteriormente. “Essa foi a primeira vez que esse animal foi coletado nessas águas do litoral macauense”, informa Marcelo, ressaltando que a captura foi um grande espanto para pescadores com mais de 40 anos de atividade na área.

Um comentário:

  1. Caros amigos, encotrei um peixe da mesma especie num banco de areia em Regencia-ES, tenho fotos e tomei um choque, nao sabia que a especie era rara no litoral brasileiro, jogamos o exemplar fora e depois que tive a curiosidade de pesquisar e encontrei essa reportagem aqui, tenho varias fotos do exemplar capturado.

    E-mail: marcelopolese@hotmail.com

    ResponderExcluir