domingo, 10 de outubro de 2010

A flor do sal que brota em Macau

Macau é uma ilha rodeada de sal por todos os lados.

Alex Gurgel

A flor de sal é feita pelos cristais de sal que se formam à superfície da água, durante a produção de sal marinho. Estes cristais, se não fossem colhidos, acabariam por se depositar no fundo, produzindo então o sal marinho vulgar. A flor do sal é colhida diariamente, cuidadosamente e com um instrumento apropriado, evitando tocar o fundo.

Diz a lenda que a flor de sal começou a ser extraída pelos celtas, no início da Era Cristã. Hoje em dia, os franceses são os responsáveis pela disseminação desses delicados cristais de textura crocante e sabor diferenciado, em restaurantes de alta gastronomia.

A cidade francesa de Guérande, na Bretanha, é a origem do produto mais valorizado internacionalmente, que leva seu nome. A flor de sal do Algarve, ao sul de Portugal, é outra muito apreciada. Naquele país, esse tipo de sal gourmet é conhecido também como nata, em analogia com a gordura do leite.

Macau pode entrar para esse seleto grupo de produtores. Quando é tempo de colheita, para cada 80 quilos de sal, um quilo de flor de sal é retirado da camada superficial das salinas, manualmente, com auxílio de um rodo específico. Para que os cristais se formem, é necessário sol abundante e muito vento, além de terras salinas.

O preço alto da flor de sal, além de caracterizar a raridade do tempero, ajuda a lembrar que é preciso utilizá-lo com moderação. Composto principalmente de cloreto de sódio, pode elevar a pressão arterial como o sal comum.

 
 A flor do sal sal é colhida com instrumentos artesanais, asntes do sol forte.
-
 Macau produz um sal marinho de qualidade, base econômica do município.

O sal abundante é a certeza de mesa farta para os salineiros.

2 comentários:

  1. realmente são belissima as fotos,o q ñ condiz com a realidade do dia a dia na cidade,onde o transito deixa a deseja.av.sem semaforos(qtos tem mesmos)faixas p/pedestres(onde tem mesmo)agora motos,bicicletas e carros sem usar sinaleiras p/entrar a dir.ou esq.tem muito.tem detran ou guardas municipais na cidade?fiquei muito decepcionada apos anos visitar a minha cidade em 27.7.2012 e ve-la q cresceu,porém a populaçao ñ tem como se deslocar, por ex:do porto p/ o centro a ñ ser a pé ou moto taxi(transporte nada seguro).será q nunca nenhum empresário demonstrou interesse em colocar micro-onibus circular com preço acessivel p/facilitar o dia a dia da população.é dificil até p/quem mora na cohab,macauzinho,papagaio,etc.q atraso em...elisabeth

    ResponderExcluir