sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Notas Avulsas


INDEPENDÊNCIA
O Legislativo macauense demonstrou, mais uma vez, a sua dependência em relação ao Executivo municipal. A Câmara Municipal de Macau não tem, sequer, Assessor Jurídico para orientar os vereadores, nem a presidência da Casa em qualquer questiúncula judiciária. A dependência é tamanha que o legislativo utiliza os Assessores Jurídicos da Prefeitura, em caso de necessidade.

INDEPENDÊNCIA II
Pergunta que não ofende e nem paga imposto: E quando houver alguma questão ferindo os interesses do Legislativo, quem vai defendê-los??? Os Assessores Jurídicos da PMM??? E se for o confronto entre Legislativo e Executivo??? Ah! Isso aí é praticamente impossível acontecer nesta legislatura. Os atuais vereadores macauenses são, na sua quase totalidade, subservientes ao Poder Executivo. Portanto, pra que contratar Assessor Jurídico para a CMM se existem os da PMM? Tá certa, D. Fátima, tá certíssima!!!

INDEPENDÊNCIA III
Por falar em Fátima, a Jácome, ela anda tiririca com o vereador Zé Filho (PP). Na última reunião, após se medicar para ter que suportar as pressões inerentes ao cargo, a presidente da Câmara Municipal de Macau, Fátima já adentrou ao salão aos gritos: “e você, Zé Filho, que há muito tempo vem me chamando de incompetente, não tem cansado de me chamar de incompetente!!!”. Surpreso, o vereador do PP revidou: “presidente, quando lhe chamei de incompetente? O que venho sugerindo, há muito tempo, é que a Câmara deve contratar um advogado para defender os seus interesses, só isso...”.

CARÃO
Depois de ver os seus candidatos derrotados no distrito de Diogo Lopes, o prefeito Flávio Veras foi dar um puxão de orelhas em seus liderados (Oscar, Nenéo, Edinho Ribeiro) naquela aprazível localidade. A carga maior foi no vereador Oscar Paulino que foi responsabilizado por Rosalba ter vencido Iberê nas urnas diogolopenses. Oscar respondeu em cima da bucha: “questione os outros, porque a votação da minha candidata Márcia Maia foi a mais expressiva”. Mesmo assim, o homem de CINCO mandatos legislativo, mas sem conseguir chegar à presidência da Câmara, mostrou-se chateado com a cobrança de Flávio Veras.

CARÃO II
É que Flávio também andou levando uns carões de Henrique Alves e de Lauro Maia. A Henrique, Flávio havia prometido superar a marca do então deputado federal Nélio Dias, acima de 5.000 votos (deu pouco mais de 3.500) e ao que queria ser deputado estadual a promessa era de que a votação em Macau seria superior a 4.000 votos (teve pouco mais de 2.500). Como o investimento foi muito alto, Flávio não conseguiu entregar a mercadoria prometida, que quebrou mais, muito mais do que o esperado.

PRESIDÊNCIA
Quem anda contente da vida é o vereador Champirra que afirma ter recebido o compromisso do prefeito Flávio Veras de que será o próximo presidente da Câmara Municipal de Macau. Enquanto isso, quem fica estrebuchado para ocupar o cargo é vereador Oscar Paulino que, caso merecesse a confiança de seus colegas, até que poderia emplacar, mas... Hipoteticamente, a oposição estaria com cinco vereadores, sendo dois (Décio Cabral e Odete Lopes), realmente opositores e três (Zé Filho, Leyla e Oscar) insatisfeitos temporariamente com o prefeito.

PRESIDÊNCIA II
Em havendo consenso, a oposição elegeria o presidente do Legislativo macauense. O difícil mesmo é esse tal de consenso. Oscar Paulino, por tempo de casa, com cinco mandatos, seria o indicado, mas acontece que nenhum dos outros quatros edis confiam no posicionamento do homem de Diogo Lopes. É unânime, entre os quatro, que no dia seguinte à sua eleição, Oscar estaria novamente nos braços de Flávio Veras... com maior poder de barganha.

PRESIDÊNCIA III
Oscar Paulino, por sua vez, não pensa nem de longe votar em um dos quatro da temporária oposição (Zé Filho, Odete, Leyla e Décio Cabral). Em assim sendo, optam, todos os que fazem a maioria, em votar na minoria da situação.

CONTAS
A prestação de contas do ex-prefeito José Antonio Menezes já chegou à Câmara Municipal de Macau para ser apreciada em plenário. Para evitar que suas contas sejam reprovadas pelo legislativo, o ex-prefeito necessita de seis dos nove votos a seu favor. Já se pronunciaram favoráveis os vereadores Zé Filho, Odete Lopes, Décio Cabral e Champirra que garantiu pessoalmente ao ex-prefeito o seu voto. Oscar Paulino - que já foi liderado e prestigiado por Zé Antonio - e Leyla podem ser os próximos a ajudar a aprovar as contas do ex-prefeito.

CONTAS II
Por conta de seu posicionamento em favor da aprovação das contas do médico José Antonio Menezes, o vereador Zé Filho já recebeu um “emissário governamental” que lhe confidenciou a decisão do prefeito Flávio Veras em demitir todos os seus indicados na estrutura da PMM. O ex-candidato a deputado estadual afirmou que não muda de opinião. Doa a quem doer. Quem viver verá.

4 comentários:

  1. Que danado Champirra ainda quer acreditar no que Flávio diz! Ora,ora, Na última eleição pra presidente da Câmara o esperto Flávio anunciou seu apoio a Champirra (a familia chegou a comprar bebida para comemorar a eleição dele)e deu no que deu: Fátima Jácome eleita Pte. da Camara.
    Agora vem Champirra dizer novamente que recebeu a promessa de Flávio pra ele ser o presidente. Me poupe, viu Champirra, meu poupe!

    ResponderExcluir
  2. esse Oscar é mesmo um "Pelé". Esse é capaz de bater escanteio e correr pra área para cabecear pro gol. Esse dá nó em pingo d'agua. Já enrolou Afonso,enrolou Tatá, enrolou Zé Antonio, quis enrolar Flavinho, mas esse é muito mais "Pelé" que ele.
    É por isso que ele nunquinha vai ser presidente da Câmara de Macau. Pode até ser que lá em Galinhos, ele emplaque.

    ResponderExcluir
  3. E aí, Zé Filho chamou ou não chamou Fátima Jácome de incompetente? Se não chamou, perdeu uma grande oportunidade de dizer uma grande verdade. Essa mulher é mesmo incompetente e tem demonstrado isso em vários momentos desde que assumiu a presidência da Câmara.
    Bote incompetência nisso!

    ResponderExcluir
  4. Olha aí cara, esse Zé Filho faz tudo calculado. Ele diz que vota a favor das contas de Zé Antonio sabendo que o ex-prefeito não vai conseguir se livrar desse abacaxi. E não se livrando vai fazer parte dos "fichas sujas" e não será candidato a Prefeito,abrindo brecha pra dar apoio a Zé Filho. Esse aí é Campeão.

    ResponderExcluir