sexta-feira, 5 de novembro de 2010

A Saúde de Macau está doente

A falta de força política fez perder a unidade médica que seria referência para toda a Região Salineira e do Vale do Assú.

 por Alex Gurgel (texto e fotos)

O Hospital Tarcísio Honório foi uma instituição de saúde criada com a finalidade de ser o “hospital de referência” de toda região, atendendo as populações de Guamaré, Pendências, Alto do Rodrigues, Carnaubais e Afonso Bezerra. O hospital foi totalmente equipado e inaugurado em 1994 para atender a demanda de cirurgia de média e alta complexidade.

Com mais de 50 leitos e uma grandiosa estrutura física e de equipamentos, o Hospital Tarcísio Honório era para dar suporte a todo o município de Macau e também às cidades vizinhas, evitando as “ambulânciaterapia” que superlotam o Hospital Walfredo Gurgel, em Natal.

Hoje, o hospital que já teve uma grande estrutura se transformou num Posto de Saúde da Família (PSF) da comunidade da Cohab, que atende somente de segunda-feira a quinta-feira. O PSF faz serviços básicos ambulatoriais, há um médico pediatra, um dentista e um clínico geral, gerenciado pelo município através do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em Macau, há somente duas unidades hospitalares para pacientes submetidos a cirurgias de baixa complexidade, que é o Antônio Ferraz e a Maternidade José Varela. Esses dois hospitais atingem uma média de 40 leitos. Além disso, os médicos não dão suporte porque não têm permanência na Fundação Antônio Ferraço para fazer acompanhamento de internação de paciente.

Equipamentos hospitalares são feitos de entulho dentro do Posto de Saúde da Cohab.

Desperdício do dinheiro público e falta de assitência à população macauense.

UTI para crianças desativada por falta de interesse político. É mais fácil mandar o paciente para Natal.

Um comentário:

  1. É triste a realidade da saúde pública no nosso estado...

    Aproveito a oportunidade,para pedir ao caro colega blogueiro que se possivel,adicione o nosso link a sua lista.
    www.fiquesabendoassu.blogspot.com

    E- mail para contato:
    gustavovarela@r7.com

    ResponderExcluir