Meu Jovem segura os canos finos de água, que abastecem uma população de mais de 2 mil pessoas, estão na ponte velha que não resiste a uma cheia do Rio Assu.
Texto: Alex Gurgel
jornalista - alexgurgel@msn.com
Os moradores da Ilha de Santana sempre tiveram a certeza que a nova ponte resolveria a maioria dos problemas da comunidade. Por inércia administrativa ou falta de vontade política, mais de dois mil moradores da Ilha de Cima e Ilha de Baixo estão sujeitos a ficarem sem água se a tubulação for rompida.
Os canos de água que abastecem a população da Ilha de Santana são finos e todo remendados. De acordo com José Erinaldo, conhecido na comunidade como Meu Jovem, os canos continuam na ponte velha, toda destruída, e não aguentam uma cheia forte do Rio Assu. “Se os canos romperem, toda a Ilha de Santana vai ficar sem água”, disse Meu Jovem.
A preocupação de Meu Jovem é com a canalização na velha ponte com os canos ameaçando de rompimento caso as águas do Rio Assu venham com mais velocidade e trazendo, como é de costume em todos os invernos mais pesados, troncos de árvores, animais mortos, etc. “Os canos serão arrancados e a Ilha vai ficar sem água na sua totalidade”, reclama.
Há algum tempo que Meu Jovem vem cobrando os orgãos públicos (Prefeitura de Macau e Caern) a melhoria do abastecimento d’água da sua localidade, uma vez que os moradores da Ilha de Cima já não recebem água suficiente, “as a conta chega mensalmente”... e completa: “O resto da história todo mundo em Macau já sabe”.
Caern e Prefeitura de Macau conhecem o problema
Ponte velha totalmente destruída não vai suportar a primeira enchente do Rio Assu.
No início da semana, exatamente no dia 10 de janeiro, José Erinaldo (Meu Jovem) foi até o Ministério Público fazer um “Termo de Declaração”, avisando ao MP sobre o risco da falta d’água na Ilha de Santana por descaso das autoridades competentes, que deveriam ter removidos os canos da ponte velha para a nova ponte.
em 2006, Meu Jovem convidou o prefeito de Macau, Flávio Veras, para ter conhecimento do problema e prometendo resolver, construindo uma caixa d’água para a comunidade. “O prefeito disse que a prioridade para a Ilha de Santana seria essa caixa d’água. Até hoje, a gente ainda espera”, disse Meu Jovem.
O Macau em Dia entrou em contato com o engenheiro Jairo Ferreira, responsável pelo escritório regional de Assu, na jurisdição de Macau. O engenheiro disse que a Caern já conhece o problema. “De imediato, tem que substituir os canos para a ponte nova e trocar a bomba por uma mais potente”, disse o engenheiro.
Jairo Ferreira ainda ressaltou que não pode dizer quanto tempo à população da Ilha de Santana vai ter que esperar para resolver o problema porque o escritório regional de Assu espera um retorno da direção geral, em Natal, que tem a última palavra. “Uma equipe já estve no local e foi feito um relatório para o escritório central. Vamos aguardar”, frisou.
O blog Macau em Dia já abordou o assunto por duas vezes, vejam os links:
A nova ponte Macau - Ilha de Santana deveria abrigar os novos canos que levam água para a população da Ilha.
"Termo de Declaração" assinado por Meu Jovem para dar conhecimento do problema ao Ministério Público.
Nenhum comentário:
Postar um comentário