A praia de Camapum foi utilizada para fazer exercício de treinamento com o objetivo de controlar vazamento de óleo no mar |
com informações da Assessoria de imprensa da Petrobrás
Na manhã do primeiro dia de junho, a Petrobrás fez, na praia de Camapum, litoral de Macau, exercício simulado objetivando verificar a resposta do plano de emergência da Companhia para controlar vazamentos de óleo no mar. Esse tipo de treinamento está previsto no processo de licenciamento ambiental marítimo regulamentado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
O exercício consistiu na simulação de um vazamento de dois mil litros de óleo próximo à plataforma de Ubarana 12 (PUB-12), localizada em Macau. Foi simulada, também, como consequência do vazamento, uma mancha de óleo atingindo a praia de Camapum.
Durante o simulado foi acionado o plano de emergência da Companhia. Foram mobilizados todos os recursos de contenção e recolhimento utilizados nesse tipo de operação com embarcações específicas para essa atividade. Além disso, a Petrobras acionou pessoal treinado das comunidades de Barreiras e Diogo Lopes, além do Centro de Defesa Ambiental (CDA), localizado em Guamaré.
Técnicos do Ibama e do Idema acompanharam as atividades de perto. Esse exercício é um esforço conjunto da Petrobras e Ibama para testar a eficiência da resposta a emergências, identificar oportunidades de melhoria e aprimorar os procedimentos de segurança da Companhia.
A PUB-12 não está localizada em Macau, e sim e Guamaré.
ResponderExcluir