Cracolândia em Diogo Lopes
Quando a noite cai, a beira do rio Ponta do Tubarão, em Diogo Lopes, se torna uma verdadeira cracolândia onde centenas de jovens e adultos consomem crack a céu aberto, na frente dos outros moradores. Com o Posto Policial da PM fechado há mais de um ano, a sensação de insegurança paira sobre Diogo Lopes e ajuda no crescimento do consumo de crack na comunidade.
Irmão de Tiririca morre em Ipanguaçu
O irmão do deputado e humorista Tiririca, Francisco Fonseca, de 69 anos, morreu na tarde de ontem, vítima de um acidente de trânsito, na RN-118, próximo a cidade de Ipanguaçu, distante 214 quilômetros de Natal. De acordo com a polícia, o acidente aconteceu por volta das 17h30, quando “Chico Higino” como é conhecido entres os familiares e amigos, seguia de motocicleta do tipo Tornado, com destino a cidade de Assu. Segundo a polícia, ele foi atropelado por um caminhão baú, mas o condutor do veículo fugiu sem prestar socorro. O corpo será velado no centro de velório Caminho do Céu, em Assu, de onde sairá às 16:00h para o cemitério São João Batista.
Prisão e intervenção
A operação denominada “Retorno” foi desencadeada pela Polícia Civil do RN e cumpriu mais de 30 mandatos de prisão na capital e no interior, que estavam em aberto desde o início da greve da Polícia. O maior número de prisões ocorreu em Macau. 15 pessoas foram presas em sua maioria por tráfico de drogas. Em Macau, o CDP (Centro de Detenção Provisória) está superlotado, merecendo uma intervenção por parte do Ministério Público.
Assassino condenado
Essa semana, o júri macauense condenou o policial militar Ednaldo Manoel do Nascimento a 36 anos de cadeia em regime fechado. O soldado matou, com um tiro na cabeça, uma estudante de 13 anos que estava passando o carnaval em Macau. O assassino se envolveu em briga e atirou com um revólver calibre 38 contra alguns rapazes. Cynthia Luciana Reis de Queiroz, que estava distante da confusão, acabou atingida por um dos disparos e morreu.
Humilhando o povo
Muito grave as denúncias feitas no blog de Irineu (http://dosal.zip.net/) sobre os contratos para cargos comissionados da Prefeitura de Macau servirem como barganha política, garantindo o voto em 2012 “para o prefeito e seu pupilo”, como escreveu o blogueiro. O Ministério Público precisa ficar atento a certas manobras políticas do chefe do executivo, que já lhe rendeu mais de 50 processos na Justiça acusando o prefeito de Macau de compra de votos ou corrupção eleitoral.
Obras sem transparências
A banalização da corrupção está tão comum em Macau que ninguém mais reclama de certas coisas que podem passar despercebida. A Prefeitura de Macau está realizando algumas obras pela cidade e ninguém ver uma placa comunicando o valor da obra, de onde vem o dinheiro, que empresa ganhou a licitação para fazer o serviço, quando vai terminar, etc. A transparência com o erário deve estar presente nas obras da Praça da Alimentação no largo de eventos, no Matadouro Público, no Ginásio em Diogo Lopes, no Tatazão, entre outras obras. Afinal, é o dinheiro público que está sendo gasto e o Ministério Público precisa ser provocado para investigar as denúncias.
Escola sem banheiro
O Ministério Público, através da pessoa do promotor Wilmar Carlos de Paiva Leite Filho, visitou uma escola municipal na comunidade Canto do Papagaio e detectou que a referida escola não tinha banheiro. Quando algumas das crianças precisam fazer suas necessidades fisiológicas, pedem licença ao professor e vão até suas casas. O promotor público ficou horrorizado com essa situação e prometeu tomar providências.
Aladim & Kerginaldo
Os cientistas políticos de plantão, em Macau, dizem que nem Rodrigo Aladim e nem Kerginaldo Pinto tem postura, nem cacife e não despertam a simpatia do povo para o nome que o Flavio Veras vai apoiar para ser prefeito de Macau. Segundo os especialistas, os dois estão fazendo estrada para uma campanha visando a Câmara Municipal. “E olhe que ainda os dois correm o risco de não se elegerem vereadores de Macau”, profetizou um cientista, quando bebia uma cerveja no balcão de Djane.
Pesquisa eleitoral
O médico cardiologista Eduardo Lemos revelou à equipe do blog Macau em Dia que vai mandar fazer uma pesquisa eleitoral para “sentir” a atmosfera política predominante na Salinésia Potiguar para preparar o espírito e não ser surpreendido durante as conversas políticas na Festa do Sal.
Dunas de Barreiras
Depois de percorrer as dunas de Barreiras e se esbaldar num banho demorado na lagoa de São Bento, a alma preservacionista do jornalista Bosco Afonso falou mais alto e confidenciou, no ouvido do Sargento Dantas: “Veja, se encante, se deslumbre, mas não permita que destruam ou maculem essas dunas e a lagoa. Não vamos repetir o que aconteceu com as dunas da praia de Genipabu, invadidas por seus donos com explorações turísticas irresponsáveis”.
Cordel Encantado
O professor e poeta Tião Maia está vibrando com a repercussão positiva do “Encontro Macauense de Literatura”, que aconteceu na Praça Olda Avelino (Cohab) e na Praça da Conceição (centro de Macau). Foram dois dias de pura cultura literária. Na ocasião, Tião Maia lançou o livreto de cordel intitulado “A Peleja de Benito na Porta do Céu”, uma homenagem ao professor e poeta Benito Barros. A realização do evento ficou a cargo do Núcleo de Pesquisa e Estudo Cordelista (NUPEC) de Macau.
Faltando cultura
Macau é terra de grandes poetas, romancistas, músicos e prosadores como Gilberto Avelino, Hianto de Almeida, Vicente Serejo, Benito Barros e tantos outro nomes que produziram literatura de alto nível. Mas, é lamentável ver o pequeno número de gente que foi prestigiar o “Encontro Macauense de Literatura” na Praça da Conceição. A iniciativa foi do professor e poeta Tião Maia, porém a Prefeitura de Macau poderia abraçar a idéia e fazer parceria, apoiando a literatura macauense de forma efetiva e não ficar como mera coadjuvante.
Jornalismo ambiental
Atenção blogueiros e jornalistas: a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), realiza o 1º Prêmio Natal Mais Sustentável de Jornalismo Ambiental. As inscrições são gratuitas e vão até o dia 15 de setembro. Mais informações no endereço: www.natal.rn.gov.br/semurb.
Luiz Almir em Macau
No próximo dia 13 de agosto (sábado), o ex-deputado e seresteiro Luiz Almir estará em Macau para um grande show, a ser apresentado no salão nobre do Lions Clube. Toda a renda do show será doada a APAE (Associação dos Pais dos Alunos Excepcionais) macauense. Como bom macauense de coração, Luiz Almir vem fazer essa seresta com todo o gosto do mundo.
Casamento Gay
Apesar de ter sido liberado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a união estável entre gays ainda não conseguiu despertar os gays macauenses para tornarem oficial um casamento que já existe de fato. O fórum de Macau ainda não registrou nenhum casamento entre pessoas do mesmo sexo. Qual o casal que se habilitará a entrar na história macauense sendo o primeiro a casar oficialmente com papel passado e tudo que tem direito?
Melhor do que manga
O homossexual Dedé Camomila passava pela Praça da Conceição quando avistou Caetano bebendo umas cervejas no Bar de Djane. Discretamente, Dedé chamou Caetano no canto e o convidou para ir até sua casa e chupar uma bacia de manga que ele comprou no mercado. Chegando em casa, Dedé resolveu abrir o jogo pra Caetano, contando a verdade: “Caetano, eu chamei você aqui não foi pra gente chupar manga não. Foi pra você me comer...” Caetano ajeitou o óculos no rosto e disparou na bucha: “ih-ih-ih é muito melhor do que manga!”
Saidêra
O nome de Bosco Afonso está incomodando os adversários, que estão procurando algo para tentar macular sua imagem. Macau inteira sabe que Bosco é ficha limpa e é um dos melhores nomes para uma eventual candidatura a prefeito da cidade.
Parece que o nome de Bosco Afonso ta incomodando. Sera que ele consegue unir a oposição? O povo macauense precisa de um macauense legítimo no poder e Bosco Afonso representa isso.
ResponderExcluirMaria Zaira
Bosco Afonso incomoda, incomoda, incomoda, incomoda, incomoda muita gente. Macau vai dar o troco a quem nós humilha.
ResponderExcluirAlexandre Malta
Esse prefeito quer empurrar goela abaixo o candidato dele ao já humilhado povo macauense. #macautemquemudar
ResponderExcluirRosangela Martins
A opo~sição em Macau tem que se unir. Zé Antonio, Bosco Afonso, Odete, Eduardo (???)tyêm que chegar a um consenso para que se tenha um só candidato contra o candidato de Flávio Veras.
ResponderExcluirE enquanto a oposição não se une, até seria bom que a justiça eleitoral começasse a investigar essa dinheirama toda que Kerginaldo e Aladim - prováveis candidatos de Flávio - vem gastando para viabilizar seus nomes.
MACAU QUER MUDAR. OPOSIÇÃO JÁ