terça-feira, 16 de agosto de 2011

Pesca do Avoador em Diogo Lopes

Pescadores e trabalhadoras ajudam a tratar o avoador no rancho em Diogo Lopes.

Da Redação | pvmacau@gmail.com

O barco cheio de esperança deixa o estuário Ponta do Tubarão em busca do mar aberto, onde os derradeiros cardumes de avoadores se escondem no azul anil do fundo do Oceano Atlântico. De acordo com o Juvenal, pescador de Sertãozinho em Diogo Lopes, a melhor época para pegar o avoador é entre abril e junho. “Apesar de fora de tempo, ainda está dando pra trazer muito peixe”, afirma mestre Juvenal.

Numa viagem de três dias, dentro uma pequena embarcação que vai para o alto-mar, a alma dos pescadores se enchem de esperança quando consegue trazer 15 milheiros de peixe. O mestre Juvenal garante que cada milheiro é vendido a R$ 100 para atravessadores de Guarabira (PB). “Ainda tem que dividir com o dono do barco e com as pessoas que tratam os peixes”, frisou o mestre.

“A ova do avoador também é vendida para um grupo de orientais por R$ 150 o quilo”, revelou o velho marujo, ressaltando que os 15 milheiros de peixe pescados podem render até 500 quilos de ova. Juvenal disse que um coreano trouxe uma máquina para beneficiar a ova e já saiu de Diogo Lopes com o produto pronto. “A gente não sabe pra onde vai essa ova. Mas, parece que os japoneses gostam muito”, disse.

Com uma pilha de peixes em sua frente, a dona de casa Maria Gorete tratava de retirar os fatos dos peixes com az ponta de uma faca afiada e com muita rapidez. Sem tirar o olho do serviço, ela sugere que a melhor maneira de saborear o avoador é assando na brasa. “O povo de Diogo Lopes já está fazendo o avoador na pressão”, resumiu.

Um comentário:

  1. Muito bom dia, mas nobre colega, não seria bom comentar também sobre custo e benefício dessa pescaria e das demais? Sobre preços dos produtos? Sobre o que os orgãos que deveriam lutar por melhorias no setor estam fazendo? Por que o senhor Neneo ocupa um cargo de classe e tem vinculo com a prefeitura de Macau
    ? Que por lei não pode. Por que a realidade dos pescadores e marisgueiras do nosso município é tão bagunçada. Quero agradecer a atenção depositada e parabenizar o trabalho de qualidade do blog. Paz, saúde e sucesso.

    ResponderExcluir