sábado, 17 de setembro de 2011

Notas da Salinésia

clique na imagem para ampliar a pesquisa
A famosa jornalista e blogueira Tahisa Galvão tirou uma onda danada, tripudiou de verdade, com a avalanche de pesquisas que caiu sobre Macau. Com as mais recentes pesquisas realizadas pelo instituto Teledata, foi apresentado o quarto resultado diferente ao povo e surge a desconfiança nos próprios institutos de pesquisas. Até agora, ninguém disse que essas pesquisas foram devidamente registradas em cartório ou são somente boatos enfeitados a peso de ouro.

Confraria de Djane
As últimas pesquisas eleitorais realizadas pela Teledata causaram um reboliço danado na confraria de Djane. Os cientistas políticos de plantão afirmam de pé juntos que foi o próprio prefeito Flávio Veras que encomendou a pesquisa para desmoralizar o médico Eduardo Lemos. Uma olhada mais apurada nos números, verifica-se que o desempenho do doutor Eduardo Lemos foi o pior já anunciado por um instituto de pesquisa. Por outro lado, o resultado apontou o empresário Kerginaldo Pinto em primeiro com o próprio prefeito em segundo lugar.

Regular é péssimo
As pesquisas da Teledata divulgada nos blogs macauenses também apontam que o governo do prefeito Flávio Veras é “regular”, com 39,45% das pessoas respondendo estimuladamente. Com todo o apoio político que teve do governo Wilma e com o dinheiro que Macau arrecada, a administração do prefeito Flávio Veras foi avaliada pelo povo como um desempenho de “regular” é um tapa na cara com um recado de incompetente. Mesmo depois de três eleições em dois mandatos, somando 06 anos a frente da Prefeitura de Macau, é como dizer “quase ruim”, chegando perto de péssimo.

Prestação de contas
A coluna recebeu email lembrando que havia um determinado blogueiro cobrando intensamente a prestação de contas do carnaval de Macau 2011. Na época, o blogueiro chegou a levantar suspeita que os contratos firmados entre as bandas e a Prefeitura de Macau eram superfaturados, publicando em seu blog os valores pagos em Macau e em outras cidades para a mesma banda. Uma pergunta que todo mundo faz lá em Djane: Será que a Prefeitura de Macau vai fazer prestação de contas do que aconteceu na Festa do Sal no referido blog?

Nova história macauense
O engenheiro Haroldo Martins, presidente do PV Macau, fez uma análise sobre os números das recentes pesquisas eleitorais que circulam na Salinésia e constatou que o candidato do Partido Verde macauense à prefeito, jornalista Bosco Afonso, subiu quase 70% nas pesquisas, em apenas 15 dias. Depois de um debate acalorado em Djane, Haroldo bateu na mesa e profetizou: “Vamos escrever uma nova história em Macau”.

#macauquermudar
Haroldo Martins confidenciou ao blog: “Agora, é chegada a hora de cuidar da eleição municipal, pois o Partido Verde irá formar uma boa chapa para disputar vagas na Câmara Municipal e já temos definido como candidato a prefeito de Macau o jornalista Bosco Afonso, um macauense nato, homem experiente, respeitado, capacitado e que tem bons projetos para o município”.

Prazo para candidaturas
Acaba no dia 7 de outubro próximo, o prazo para quem deseja se candidatar às eleições municipais de 2012, assinando a ficha de filiação em algum partido, como manda a Lei das Eleições (9.504/1997). Por enquanto, existe 13,88 milhões de eleitores aptos a se candidatar em todo o Brasil por um dos 27 partidos políticos devidamente registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Deputado do contra
Apesar da adesão do PMDB à base do governo Rosalba Ciarlini (DEM), referendada pelo presidente estadual da legenda, deputado federal Henrique Alves, o deputado estadual Nélter Queiroz (PMDB) disse que não vai seguir a orientação da legenda. Em tom elevado, o deputado disse, durante a sessão plenária, que fará oposição ao governo durante os quatro anos de mandato de Rosalba.

Vendendo carros em praça pública
Desde o ano passado, o blog Macau em Dia denunciou a empresa Credautos, que tem sede em Currais Novos, de comercializar carros em plena Praça Monsenhor Honório, em frente à Igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição. O que tudo indica, a venda de carros tem a permissão da Prefeitura de Macau, que deixa a disposição uma praça pública para uma empresa privada negociar carros. Esse ano, alguns blogueiros perceberam que há algo estranho na mistura entre o público e o privado e provocou o Ministério Público para fazer as devidas averiguações. Veja matéria do blog feita no ano passado:

Lions Clube faz doação a APAE
Justificando sua missão social, o presidente do Lions Clube de Macau, Milton Nunes, fez a entrega de R$ 1 mil à Adna Fonseca, presidente da Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Execpcionais) do município. O dinheiro foi arrecadado durante a apresentação do ex-deputado Luiz Almir, no último 20 de agosto, durante a Seresta do Dia dos Pais.

Dica de blog arretado
A jornalista Regina Barros voltou às teias da web para brindar aos seus ávidos leitores com textos maravilhosos sobre as memórias de uma Macau bucólica, lembrando os furdunços das Quatro Bocas. A jornalista promete não demorar em manter seus leitores ocupados com boa leitura. Fica a dica.

Portal da Copa 2014
Notícias, projetos, fotos, vídeos, andamento das obras e um link da transparência. Todo esse material está disponível para a população e para a imprensa através do Portal Natal 2014 da Prefeitura do Natal. O portal, que reúne todas as informações sobre a realização do mundial na cidade, foi lançado oficialmente na Internet, paralelo à inauguração do cronômetro de contagem regressiva dos 1000 dias.

Memória Viva Potiguar
A TV Universitária exibe neste mês uma série especial do Programa Memória Viva, com reprise de entrevistas realizadas com personalidades femininas do Rio Grande do Norte. A série vai ao ar às quintas-feiras, às 19h30, e aos domingos, às 17h.

Gripe do camarão
Lá no bar de Inácio, a turma tomava uma garrafa de cana quando um determinado blogueiro da cidade chegou anunciando a novidade que havia uma nova epidemia de gripe: “Depois da gripe do frango e da gripe do porco, o mundo agora tem a ‘gripe do camarão’. A doença se caracteriza por dois sintomas: merda acumulada na cabeça e necessidade de colocá-la para fora, pela boca”. Caetano levantou da mesa, ajeitou os óculos e disparou: “ki-ki-ki aqui em Macau essa gripe já chegou com força, começando por você e seu prefeito...”

Saidêra
Dia desses, com seu novo violão em mão dedilhando um blues, lá na casa de Bosco, Rei Rock teve um lampejo filosófico: “Em Macau, as coisas andam tão precoces que pentelho já não convive com cabaço”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário