sábado, 24 de setembro de 2011

Notas da Salinésia


Rebelião em Alcaçuz
“Queremos respeito. Queremos apenas o nosso direito de cumprir pena com dignidade. Pertenço ao Primeiro Comando da Capital. Mas não só eu. É o Estado todinho. Tem PCC em cadeia, em delegacia, na rua. O PCC está instalado em todo o Estado. É a união de todo mundo. É o nosso salve geral”. As afirmações foram feitas por um dos líderes da rebelião no presídio de Alcaçuz, considerado de segurança máxima. O preso falou à rádio 95FM ao vivo, usando um telefone celular. O preso ainda disse que é fácil conseguir um telefone celular. “Revólver e droga entram aqui, mas não é pelas mãos de visita não, entram pelas mãos de quem trabalha aqui, da polícia”, acusou o presidiário. O preso disse que a rebelião é uma forma de protesto dos presos contra a atual administração do presídio. Disse que presos e familiares estão sendo humilhados e reclamou das péssimas condições, incluindo a comida.

Silêncio sepulcral
É muito estranho o silêncio do prefeito Flávio Veras, em relação as declarações do Tribunal de Contas do Estado (TCE), acusando o prefeito de Macau de cometer falcatrua com uma empresa de pavimentação asfáltica, suspeitando de um desvio na ordem de R$ 6 milhões. Nem o prefeito e nem seus blogs oficiais deram uma só palavra para justificar os gastos de seis milhões de Reais... E nem muito menos para dizer que as acusações de corrupção com o dinheiro público são mentirosas. No adágio popular “quem cala, consente”.

Ajudando aos amigos
Quando Flávio Veras era vice-prefeito e pretendia se candidatar a prefeitura de Macau, ele tinha uma coisa a seu favor que seu pupilo, Kerginaldo Pinto, não tem. Um cargo público. Como vice-prefeito e candidato preferencial do então prefeito José Antônio Menezes, Flávio tinha liberdade para usar a Prefeitura de Macau com o pretexto de “ajudar” o povo. O empresário Kerginaldo Pinto não tem cargo público para “viabilizar” sua candidatura com as “ajudas” que o povo procura. Ou será que o ramo de água mineral tá dando tanto dinheiro assim, que tire os gastos, reponha a mercadorias e ainda sobre algum trocado para ajudar os amigos?

O pinto de Flávio
Quem chega lá em Djane, vai escutar a turma de cientistas políticos tirando onda com a fama repentina de algumas pessoas, que na mesma hora querem ser candidato a vereador. Outro dia, um desses cientistas falador andava dizendo que não aguentava mais tanto “pinto” na cidade querendo aparecer nos blogs da vida. “O único pinto que eu reconheço é o de Flávio”, desabafou, dando uma sonora gargalhada.

Entre farpas e bofetes
Ninguém convide os blogueiros Francisco Gomes e Irineu Cândido para a mesma blogosfera. No início da semana, os dois comunicadores se engalfinharam através de seus respectivos blogs, soltando farpas e sopapos virtuais. “O blogueiro que a bem pouco tempo era líder em audiência na preferência dos internautas da cidade de Macau..., voltou agora ao ostracismo de quem vive na lanterna, perdendo a liberdade de expressão e dizendo apenas o que é conveniente dizer a favor do prefeito da cidade”, ironizou Francisco Gomes.

Operação Sal de Macau
A mais recente operação da Polícia Federal com o Ministério Público, conhecida como “Pecado Capital”, colocou na prisão o advogado Rychardson Macedo, ex-diretor do Ipem-RN, e toda sua família acusada de corrupção e roubo do erário. Um velho bacurau macauense, metido de mala e cuia no Palácio João Melo, lembrou que no RN, a Polícia Federal e o Ministério Público já deflagraram as operações “Higia”, “Impacto”, “Hefesto”, entre outras e completou: “Quando a PF colocar pra frente a operação Sal de Macau, vai ter muita gente graúda atrás das grades!”

Macau, a cidade mais limpa do Brasil
O Lixão de Macau é um caso típico do desleixo com o dinheiro público. O que era pra ser um “aterro sanitário” virou um grande lixão onde é depositado tudo que é produzido em Macau, desde lixo doméstico ao lixo hospitalar. Tudo construído com recursos próprios da Prefeitura de Macau. Agora, a prefeitura quer jogar o problema para os macauenses, dividindo a responsabilidade sobre o lixo produzido na cidade. A Secretaria Municipal de Gestão e Serviços vai lançar um programa chamado “Macau, a cidade mais limpa do Brasil” quando a população será convocada a produzir menos lixo e reciclar o máximo possível.

Macau sem cultura
Com o Teatro Municipal Hianto de Almeida fechado há seis longos anos, o derradeiro lampejo de cultura que a cidade de Macau respira é o seu carnaval abaianado, onde bandas de forró de plástico fazem a folia de momo parecer um grande arraial junino. Durante os dias do famoso “carnaval de Macau”, mais de 200 mil pessoas segue atrás do trio elétrico, carregados pela troça do mela-mela, crentes que estão contribuindo com a cultura da cidade. Orgulhoso, todos os anos, o prefeito Flávio Veras cumpre seu ritual de estrela brejeira, quando reúne a imprensa tupiniquim para anuncia a grande festa de Macau, regado a churrasco e cerveja gelada nos melhores restaurantes de Natal e Mossoró. Tudo a custa do erário, sem a devida prestação de contas.

Risco n’água
Para reforçar a segurança em Macau, o prefeito Flávio Veras prometeu que colocaria câmeras de monitoramento em alguns pontos da cidade. Até hoje, ninguém viu essas câmeras e a sensação de insegurança na cidade aumenta a cada dia. Definitivamente, as promessas do prefeito de Macau têm valor igual a um risco n’água.

Blog de Décio Cabral
O valente vereador do conjunto Cohab, Dércio Cabral, reativou seu blog para divulgar as ações do seu mandato e também para mostrar o descaso da Prefeitura de Macau com a comunidade, onde mora mais de duas mil famílias. Apesar de ser uma cidade rica, os cidadãos macauenses ainda sofrem com uma administração ruim e perversa, como mostra matéria sobre Educação no blog do vereador. Vale a pensa a visita.

Regata em Diogo Lopes
O candidatável verde ao Palácio João Melo, Bosco Afonso, estará em Diogo Lopes para prestigiar a 3ª Etapa do Circuito Petrobras de Vela. Na ocasião, Bosco fará uma visita ao Sargento Dantas e Junior em Barreiras, além de dar um abraço em Valdecy Batista e no mestre Juvenal, em Sertãozinho.

Força verde macauense
A classe política e o eleitorado macauense reconhecem que o Partido Verde em Macau já conquistou o seu espaço, principalmente com os resultados das eleições passadas quando o PV Macau apoiou as candidaturas vitoriosas da governadora Rosalba Ciarlini e dos senadores Garibaldi Filho e José Agripino, além de possibilitar uma votação significativa para o candidato a deputado estadual Luiz Almir (cerca de 1.200 votos), sendo o terceiro mais votado em Macau e aos candidatos do PV a deputado federal como Junior do Sindicato e Rosy de Sousa que somaram mais de 2.500 votos.

Retrato 3x4
Quando estava apitando um jogo de futebol lá no Tatazão, Caetano viu um menino gesticulando pra ele na beira do gramado, querendo chamar sua atenção. Caetano reconheceu que era o filho de um amigo, a quem Caetano estava devendo R$ 50 fazia mais de um mês. No intervalo do jogo, o menino veio correndo esbaforido na direção do árbitro. “Caetano, Caetano, painho quer lhe ver com urgência”. Chateado por tá sendo incomodado pelo boy, sem dizer nada, Caetano enfiou a mão no bolso, tirou da carteira uma foto 3x4 e disse: “ki-ki-ki ele quer me ver? Leve esse retrato pra ele...”

Saidêra
Sem beber durante os derradeiros dois meses, Rei Rock senta no final da tarde na Praça da Conceição para filosofar: “Bebida alcoólica em excesso rejuvenesce. Um porre brabo faz o cabra acordar como um neném... Cagado, mijado, vomitado e andando de quatro.”

2 comentários:

  1. Mandou bem a prefeita Micarla. Esse negócio de tá usando mulheres nuas como objeto de desejo de torcidas organizadas usando o cenário do nosso estado para promovê-las e ainda por cima com o dinheiro do povo, não estava certo. Luciano Huk que gaste do dele e do da Globo. Valeu prefeita!

    ResponderExcluir
  2. Não há nada mais ridículo e demodê do que concurso de misses. Quando o concurso é de "panikets" de assitende de palco do Caldeirão do Huk, aí nós vemos o quanto a mediocridade tomou conta das muitas jovens e belas mulheres. O concurso de musa do brasileirão ultrapassa os limites da razoabilidade e apresenta suas candidatas como objetos sexuais em poses sensuais e eróticas como se estivessem à venda. Pois não é que Luciano Hulk queria apresentar ao País essas moças às espensas do suado dinheiro dos impostos dos natalenses?. A prefeita Micarla sempre foi contra e ainda, para não fazer desfeita, ofereceu 200 mil de um total de um milhão que o "harém" do Hulk queria. Era só o que faltava! Mas Eliana de Lima, criticou a prefeita pela atitude. Na visão da jornalista e de muitos de seus colegas, o poder público tem obrigação de bancar essas farras (eles sempre estão juntos) sob o pretexto de promover a cidade. Nesse caso, seria de forma negativa. É isso aí, Prefeita Micarla. Mandou bem.
    Carol Maia, Natal, RN

    ResponderExcluir