quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Doutor Diá procura blog Macau em Dia para esclarecimentos

Secretário de Saúde de Macau, Doutor Diá.

Da Redação | pvmacau@gmail.com

O secretário municipal de saúde macauense, Doutor Diá, procurou o blog para fazer alguns esclarecimentos, depois da repercussão causada pela matéria “Fraude na Saúde de Macau” publicada em primeira mão pelo Macau em Dia, onde todos os blogs macauense replicaram a informação de que haveria indícios de fraude acontecendo na Secretaria Municipal de Saúde de Macau, com a formação de uma “equipe fantasma” para o PSF (Posto de Saúde da Família) na Ilha de Santana.

Segundo o doutor Diá, a publicação de uma planilha, contendo nomes de profissionais para fazer parte de uma “provável” equipe do PSF na Ilha de Santana, é uma formalidade do Ministério da Saúde para se fazer um cadastro com o nome das pessoas que vão (no futuro) trabalhar no Posto de Saúde fixo, na comunidade. “Pode até parecer que há algo errado. Mas esses profissionais que aparecem na planilha não estão recebendo nada porque não estão trabalhando”, disse o doutor Diá.

O secretário de Saúde garante que ainda há mais duas equipes cadastradas no mesmo site do Ministério da Saúde para trabalhar no Porto de São Pedro e no Valadão. Doutor Diá afirmou que já recebeu os recursos de R$ 10 mil para prover o PSF da Ilha de Santana com consultório médico e uma sala de odontologia toda equipada. “Só falta a contrapartida da Prefeitura de Macau em fornecer um local para funcionar o PSF da Ilha”, declarou.

Ao blog, o doutor Diá assegurou que até o início de dezembro o Posto de Saúde da Família, na Ilha de Santana, estará em pleno funcionamento, com dentista, médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem e agentes comunitários. “Os profissionais que vão trabalhar no PSF podem até ser outros nomes diferentes do que foram publicados na planilha, uma vez que aquela foi só uma estimativa”, disse o secretário, ressaltando que o PSF vai atender as comunidades de Ilha de Santana e Imburanas.

Nota da Redação:
A redação do Macau em Dia é pautada para fazer um jornalismo sério e de credibilidade, ouvindo sempre os dois lados da notícia. O repórter procurou o secretário de saúde de Macau, Doutor Diá, no momento que soube das denúncias. Mas, seu telefone estava fora de área por dois dias. Depois, ficamos sabendo que o secretário estava participando de uma Conferência Estadual de Saúde e não poderia atender ao telefone. Toda a equipe do blog elogia a atitude do senhor secretário de saúde macauense por ligar para a redação e dar sua versão dos fatos, entendendo que a imprensa funciona como uma ponte entre o Poder Público e a população. Que sua atitude sirva de exemplo para outros secretários e para o próprio prefeito de Macau.

16 comentários:

  1. Meu caro editor, esses esclarecimentos não me convencem. Veja as algumas pérolas proferidas pelo ilustre Secretário de Saúde: "Pode até parecer que há algo errado...". Significa que de fato há algo errado. Em seguida, ele utiliza a expressão "provável equipe do PSF na Ilha de Santana", ou seja, o senhor Diá ratifica a veracidade da denúncia. Enfim, meu caro editor, posso afirmar categoricamnete que o PROGRAMA DE SAÚDE NA FAMÍLIA virou PROGRAMA DE SAÚDE FANTASMA.




    Sonífera Ilha

    ResponderExcluir
  2. A verba desviada da saúde virou dízimo para a Igreja Batista Nacional



    Alaor Alá

    ResponderExcluir
  3. Parabéns ao Macau em Dia pela coragem de publicar essa matéria. Seja sempre assim, pois pagamos impostos.


    Tico da Ilha

    ResponderExcluir
  4. Diá no "Macau en Dia".



    Arlindo Orlando

    ResponderExcluir
  5. Uma população que aceita passivamente que o poder público local gaste uma fortuna com Bandas de Forró e não se interessa em gastar, pelo manos 10 mil reais, para viabilizar um posto de saúde na Ilha de Santana, merece o geverno que tem.

    ResponderExcluir
  6. uma desculpa muito esfarrapa porque todos nós sabemos q esta relação de pessoal já estar trabalhando em outros locais inclusive FÁTIMA JANAINA DE OLIVEIRA TRAJANO trabalha como agente comunitário no assentamento e a mesma reside lá.procure outra desculpa senhor doutor.

    ResponderExcluir
  7. Caro Alex vendo o blog do vendido do Irineu achei muita graça, pois o rapaz achando pouco o q ta ganhando aqui agora começou a fazer as mesmas matérias sobre o Alto do Rodrigues mostrando o descaso tirando fotos de ruas esburacadas com o intuito somente de ser chamado pelo Prefeito Eider pra receber um BUBUZINHO, esse rapaz tem jeito nao viu nao pode ver uma oportunidade de chantagear alguem, pense numa figura sem carater e ainda quer ser respeitado. abraço

    ResponderExcluir
  8. Sou morador da Ilha de Santana e me sinto traído e indignado, meus filhos só podem ser atendidos por médico, enfermeiro e dentista (vale salientar que a cadeira da dentista tá quebrada a um bucado de tempo e a gente tem que lá pro CEO arrancar os dentes porque só faz isso mesmo) uma vez na semana, enquanto, isso Diá faz uma coisa dessa com a nossa comunidade, as explicações dadas na me convenceram, se o governo mandou o dinheiro por que não botou pra funcionar? e o governo vai ficar mandando dinheiro pra funcionar só em dezembro, será que as doenças vão esperar até dezembro também? Mas isso só acontece porque Macau se tornou uma cidade completamente sem senso de justiça, o Ministério Público só faz alguma coisa quando é acionado, o Conselho de Saúde existe? os Vereadores fizeram que a Câmara Municipal se torna-se uma extensão do Poder Executivo e a população coitada tá cansada e sofrida sem forças pra fazer mais nada. O pior que ele ainda tem o descaramento de dizer que isso acontece em mais dois lugares, é só da uma pequena pesquisada no site de do Ministério da Saúde que vemos a outra mentira do secretário, com esses três postos de saúde, Macau recebeu 81 mil reais pra implantar esses novos postos de saúde na cidade com médico, enfermeiro, dentista e outros profissionais e ainda recebeu mais dinheiro pra esses postos funcionar cerca de 75 mil, ou seja, mais de 150 mil reais e todos os postos parados. Meu Deus só vc salva, salve-nos de tudo isso, porque só poderemos adoencer em dezembro, porque quando o gestor tem dinheiro e não saber como usar, isso se chama incompetência administrativa, já não bastava a falta de remédios, de materiais, de equipamentos e de vergonha na cara. Ainda querem enfiar um Pinto na gente... Desculpe pelo meu desabafo, mas não merecemos isso, o que nós da Ilha de Santana fizemos pra merecer isso, o que concretizar a máxima que a Ilha só tem valor na época da eleição.

    ResponderExcluir
  9. Vejo que o BLOG FEZ seu papel de IMPRENSA ( de informar, denunciar e com fundamento) e o DENTISTA Diá também fez o seu (mentir, provar que há pensamento corrupto no uso do dinheiro público). é por isso que a nossa saúde está doente assim com todos os outros seguimentos da nossa Macau como a EDUCAÇÃO. Não faça isso secretário, abra o jogo. Vamos copiar estas matérias para o MINISTÉRIO DA SAÚDE e tiraremos todas as dúvidas. Já vou fazer minha parte, faça também a sua.

    ResponderExcluir
  10. No ano de 2008 aconteceu um recadastramento e foi e ncontado um dentista bem legal, era Claudio de edemias e Romulo tambem de edemias. As fraudes ja vem a tempo nessa secreatria.

    ResponderExcluir
  11. Sinto muito decepciona-los, mas a igreja Batista Nacional não precisa e nunca precisou do dinheiro da prefeitura, peço respeito para essa entidade por que cada tijolo, cada cimento foi colocado com as contribuições dos membros, não tem dinheiro publico não, isso é um insulto a tdos que contribuiram para contrução da igreja.

    ResponderExcluir
  12. BOA TARDE!!
    SOU O DR. FLAVIO VARELA DE ARAUJO CITADO COMO MEMBRO DA EQUIPE DO PSF DA ILHA DE SANTANA, E GOSTARIA DE INFORMAR QUE TRABALHEI AI EM MACAU NO PSF DO PORTO I DURANTE O MES DE AGOSTO E QUE DESDE O DIA 07/09/2011 NÃO TENHO MAIS NENHUM VÍNCULO COM ESTE MUNICÍPIO E TAMPOUCO RECEBO NENHUM CENTAVO DO MESMO E QUE ESTAREI BUSCANDO AS INFORMAÇÕES CABÍVEIS PARA SABER O PORQUE QUE MEU NOME ESTÁ SENDO UTILIZADO SEM MINHA PERMISSÃO.

    ResponderExcluir
  13. Diante da situação em questão o que deveria importar para um Cristão é está sempre pronto para esclarecer algo à Deus e não ao homem, já que não sabemos nem o dia nem a hora de partirmos para a Glória, por Isso Dr Diá, você pode enganar, se quiser, mas a Deus prestará contas, agora se estás sendo injustiçado, tenha a certeza de que a palavra de Deus não é mentirosa, não ficarás envergonhado, mas não queira cair nas Mãos do Deus Vivo, que não é vingativo, mas é justo, e fazer justiça aos olhos do incredulo é vingança.

    21 de outubro de 2011

    ResponderExcluir
  14. Vergonho p/ esse secretario e pastor, vi ao Blog querendo se desculpar, dizendo a todos que é só uma pré - relação dos nomes, Homem tenha vergonha deixe de ser Hipocrita, o que houve no governo Lula (Mensalão), não chega um % dos seus desvios junto a SMS, pena que as coisas em Macau é muito dificil de acontecer.

    ResponderExcluir
  15. Anônimo disse...

    O caluniador desta notícia que visa apenas denegrir a imagem de um homem de Deus, honesto, está a serviço do diabo. Saiba que a Igreja Batista Nacional confia e está ao lado do seu Pastor, para juntos enfrentarmos as hostes do inferno. Que o Senhor Jesus corte toda língua que se levanta contra o servo de Deus.

    ResponderExcluir
  16. É uma pena para os frustados, derrotados e caluniadores que se ocuparam em postar essa reportagem , porque ainda que cisquem, babem, estribuchem ...e até morram de inveja lambendo seu próprio veneno, não conseguirão atingir a integridade do Dr. Diá, porque antes de qualquer coisa ele é um homem de Deus e ai daquele que tocar num ungido do Senhor!!! Preparem-se Pq Deus é fiel e sua justiça nem falha, nem tarda... chega na hora certa!!! Dr. Diá Deus é contigo!!! não tema!!!seus inimigos serão todos derrotados em nome de Jesus!!!

    ResponderExcluir