sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Macau tem tecnologia para diagnosticar e tratar câncer de pele

Terezinha Menezes está feliz com a aquisição do equipamento que vai curar casas de câncer de pele em toda a Região Salineira.

Da Redação | pvmacau@gmail.com

Um projeto desenvolvido pelos pesquisadores do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP, interior de São Paulo, para o tratamento de câncer de pele e vai beneficiar mais de oitenta pessoas em Macau, num período de apenas um ano. A cidade foi contemplada com um projeto pioneiro para o tratamento de câncer de pele. Segundo Terezinha Menezes, diretora da  Associação de Proteção a Maternidade Infantil de Macau (Apami), o equipamento chegou através de doação em sistema de comodato, pelo período de 3 anos.

Segundo Terezinha Menezes, Macau é a única cidade no Rio Grande do Norte a possuir um equipamento tão sofisticado no combate ao câncer de pele. Ela calcula que muita gente vem à Macau para fazer exames e se tratar, quando a notícia se espalhar que existe um aparelho que cura o câncer de pele. “O equipamento vai beneficiar toda a região praeira, mas também tem agricultores que são expostos ao sol”, disse.

Terezinha disse que o tratamento do câncer de pele baseia-se em terapia fotodinâmica “uma luz especial, com comprimento de onda específico, que age matando as células cancerosas”. Segundo Terezinha Menezes, mais de 90% das lesões são facilmente tratadas. O tratamento deixa cicatrizes quase imperceptíveis. “Tem uma jovem se tratando que com o método e não vai deixar cicatrizes em sua pele”, disse. Ela ainda ressalta que os resultados vão surgir em 30 dias. “É um método novo e estamos confiantes nos resultados positivos”, completou.

Em cidades como Macau, onde o sol castiga mais da metade do ano, o câncer de pele é um dos mais comuns. Para facilitar o diagnóstico e o tratamento de novos casos, os médicos macauenses doutor Wilson e doutor Zé Antônio foram treinados pelos físicos da USP. O diagnóstico é mostrado na hora do exame, possibilitando uma maior rapidez no atendimento dos pacientes com lesões na pele consistentes com tumores. O tratamento é gratuito e será eficaz contra o câncer de pele em estágio inicial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário