sábado, 8 de outubro de 2011

Notas da Salinésia


Costurando a política macauense
Aquele leitor mais atento as nuanças políticas da Terra do Sal, percebeu que o ex-prefeito Kidinho figurou em todos os blogs macauenses durante essa semana, ora abonando a filiação dos vereadores Zé Filho e Odete Lopes ao DEM de Macau ou permanecendo na presidência do partido. Em ambos os casos, Kidinho foi a peça principal durante o processo de conciliação dos grupos para fortalecer a oposição. Ao seu estilo, Kidinho trabalha nos bastidores da política como um conselheiro íntimo de todos, usando sua vasta experiência para buscar os melhores caminhos numa campanha de sucesso.

Oposição unida
Com a chegada do grupo do vereador Zé Filho ao DEM, o bloco oposicionista começa a ganhar corpo forte e musculatura respeitável para disputar a Prefeitura de Macau. Atualmente, o grupo da oposição conta com o vereador Dércio Cabral, a vereadora Odete Lopes, os empresários irmãos Neto e Flávio Sá, o médico Zé Antônio Menezes, o ex-prefeito Kidinho e o jornalista Bosco Afonso. É esperada com ansiedade a chegada oficial do médico Eduardo Lemos para que a oposição fique robusta para a disputa.

Firme e forte
Para os governistas que pensam que existe um “racha” dentro do grupo oposicionista, o recado claro é a vinda do vereador Zé Filho, que recebeu garantias do próprio senador José Agripino que seu nome será avaliado para uma eventual candidatura à prefeitura de Macau. As mesmas garantias foram dadas à vereadora Odete Lopes, recente filiada ao DEM. Eles continuam trabalhando seus nomes e quem estiver melhor colocado nas pesquisas receberá o total apoio do outro grupo.

Projeto Macau
“Vou viabilizar a minha candidatura pela oposição, mas vou respeitar a indicação de outro nome - dentro do sistema oposicionista. Se por acaso, esse nome representar melhores condições de disputa que o meu, ele terá meu apoio. Meu projeto não é pessoal, o meu projeto se chama Macau”, disse a vereadora Odete Lopes, em entrevista ao blog Macau em Dia.

Apoiando o Melhor
Essa postura que os nomes oposicionistas estão acatando (o melhor nome nas pesquisas será o candidato da oposição) foi uma sugestão do jornalista Bosco Afonso, logo no início das articulações políticas com os partidos oposicionistas. Bosco, que também é pré-candidato a prefeito de Macau pelo Partido Verde, já havia conversado com o vereador Zé Filho, o ex-prefeito Zé Antônio  e o médico Eduardo Lemos (em processo de rompimento com a situação) quando se reuniu com a vereadora Odete Lopes. Todos os pré candidatos asseguraram que estão dispostos a participara desse sistema de escolha dentro do bloco da oposição.

Grupo dos descontentes
Já no grupo situacionista, o prefeito de Macau Flávio Veras está impondo o nome do empresário Kerginaldo Pinto de goela abaixo e quer que seu grupo aceite calado. O prefeito passa por cima do desejo legítimo do vereador Champirra, presidente da Câmara Municipal e do mesmo partido do prefeito (PMDB); além do vereador Oscar Paulino, que também já colocou o nome a disposição para ser avaliado. Porém, ambos os vereadores parecem que perderam o prestígio frente a vontade do prefeito Flávio Veras. E para justificar a escolha do nome de Kerginaldo, os blogs propagam a Idea: “o prefeito não vai cometer o mesmo erro de Zé Antônio”.

Debandada geral
O vereador Zé Filho deixa o grupo do prefeito Flávio Veras porque não estava sendo valorizado, mesmo com pesquisas apontando o bom desempenho do vereador. Assim como o vereador Zé Filho estava sendo desprestigiado no grupo do prefeito Flávio Veras, várias pessoas estão passando pelo mesmo tratamento e já estão a ponto de debandar dessa barca furada. Um bacurau arrependido confessou ao blog que não aguenta mais a ditadura que Flávio instalou dentro do bloco governista e pode deixar o grupo a qualquer hora.

Dica de blog
Macau News é o nome do mais novo veículo de comunicação da Salinésia Potiguar. O novo blog já está entre nossas dicas, nos links ao lado: http://macaunews.zip.net/

Sinal de alerta no ABC
Na última rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, uma situação ficou bastante visível para o torcedor abecedista: o time oscila muito. Depois de quebrar um jejum de oito jogos sem vitórias no Frasqueirão, em grande estilo sobre o Sport, na terça-feira a equipe simplesmente não entrou em campo. Quem esperava um ABC revigorado se surpreendeu com a falta de vontade de jogar e ganhar. Foi uma vergonha a apresentação em Criciúma. O time não teve zaga, meio-campo e ataque e perdeu por 3 x 1.

Jogos restantes
Restam mais 10 jogos para o ABC, cinco em casa e cinco fora, confira: Guarani (casa), Duque (fora), Boa Esporte (casa), São Caetano (fora), ASA (casa), Icasa (fora), Paraná (casa), Barueri (fora), Ponte Preta (fora) e Americana (casa). Teoricamente, o jogo mais fácil será contra o clube carioca do Duque de Caxias.

Bem geladinha
Já passava de dois meses que Caetano não pagava as dez cervejas que devia lá em Djane. Num determinado sábado, Caetano passava pela Praça da Conceição em direção ao Lions Clube, se escondendo atrás dos amigos pra Djane não lhe ver. Mas, não teve jeito. Quando Djane viu Caetano fazendo mungangas pra se esconder, ela correu pra fora do bar e gritou: “Caetano, tem dez cervejas suas aqui, viu!” Para não causar um vexame perante os amigos, Caetano aumentou a passada para alcançar a curva do beco e virou-se, falando já distante: “ki-ki-ki pois bote pra gelar, que mais tarde eu passo aí pra tomar...”

Saidêra
Sentado na beira da Praia de Camapum, no final de uma tarde azul, o poeta e filósofo Rei Rock dedilha seu violão e cria pérolas: “Uma grande amizade tem que ser igual a uma bunda... tão unida, mas tão unida, que merda nenhuma separa.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário