segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Outras fraudes na Saúde de Macau

Vereador Décio Cabral fez a denúncia que está havendo fraude no programa Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF).

O vereador Dércio Cabral fez a denúncia e o blog Macau em Dia foi apurar. O Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) é uma estratégia em saúde do Governo Federal, que visa através do incentivo financeiro mensal de R$ 20.000,00, dá incentivo à Saúde da Família. O NASF de Macau era para ter os seguintes profissionais: Médico Acupunturista; Assistente Social; Profissional da Educação Física; Farmacêutico; Fisioterapeuta; Fonoaudiólogo; Médico Ginecologista; Médico Homeopata; Nutricionista; Médico Pediatra; Psicólogo; Médico Psiquiatra; e Terapeuta Ocupacional.

No entanto, o NASF de Macau tinha uma equipe mínima com apenas 5 especialidades: Fisioterapia, Nutrição, Farmacêutico, Assistente Social, Ginecologia e Educação Física, especialidades necessárias para melhoria da saúde do povo, mas que devido o desdém do prefeito Flávio Veras com a saúde de Macau não possuímos, já que Macau não tem um Pediatra, não tem Psicólogo e não tem um Fonoaudiólogo no sistema de saúde público.

Além de não ter esses serviços, as especialidades cadastradas pelo prefeito Flávio Veras no sistema de informação do Ministério da Saúde estão funcionando de forma inadequada e outras inexistentes. A Nutrição é realizada por Rosineide de Souza Xavier, mas para surpresa geral, Rosineide não trabalha na Clínica da Família, e sim no Centro de Saúde, sendo que sua carga horária chega às 60h semanais. É como Rosineide tivesse trabalhando de domingo a domingo. Obtemos a informação que Rosineide também é nutricionista da Fundação Antônio Ferraz, mas seu nome não está no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).

O senhor Olivacir Rocha de Freitas Junior está cadastrado como Farmacêutico, mas conforme apuramos, ele dá expediente no Centro de Saúde, como Bioquímico. O Educador Físico Arthur Luiz Ferreira Julião só dá expediente na Praça das Mães, sendo que Macau possui mais 4 academias populares em outras praças, compradas em parte com Incentivo do Governo Federal. Será que só a população do Valadão e adjacência pode ter direito a assistência especializada na prática de atividades físicas?

Uma das assessoras do ex-Secretário de Saúde, Dr. Diá, a Assistente Social Miriam Gomes Borges não sabe nem o caminho da Clínica da Família, pois ela dá expediente na Secretaria de Saúde. A Ginecologista não trabalha na Clínica da Família, já que os pacientes são atendidos no Hospital Antônio Ferraz, isso descaracteriza o programa NASF, já que a Ginecologista deveria dar suporte às Equipes Saúde da Família, mostrando o descaso do Governo Flávio Veras com as mulheres macauenses e com as gestantes, que procuram as clínicas particulares, devido Macau não ter um aparelho de ultrassom em seu sistema público de saúde.

Veja a nova fraude no NASF:

2 comentários:

  1. De novo?!!!

    Chama Gerusa pra abençoar!


    Sonifera Ilha

    ResponderExcluir
  2. A vereadora Gerusa está abençoando doutor Diá com mais essa fraude. E parece que o Ministério Público também está abençoando doutor e ex secretario de saúde porque não faz nada e parece até que as denuncias não existem.

    ResponderExcluir