quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Blog lançar campanha de combate ao mosquito da Dengue

Lata, pneus, vasos de plantas, caixas d’água, calhas e outros locais deste tipo são usados para fêmea do inseto (foto) depositar seus ovos. 

No próximo dia 21 de dezembro haverá mudança de estação, vai embora a Primavera e chega o Verão, tempo de temperaturas elevadas e dias mais longos. Coincidem também com o período de férias escolares, alegria, praias lotadas e muita diversão. No entanto, um dos maiores vilões da saúde pública, o mosquito transmissor da Dengue está a espreita, esperando a hora para agir.

Como não existem formas de erradicar totalmente o mosquito transmissor, a única forma de combater a doença é eliminar os locais onde a fêmea se reproduz. O Combate à Dengue é uma responsabilidade dos órgãos públicos e de toda população. A conscientização da população e a tomada de medidas são de fundamental importância para a redução e, quem sabe, a erradicação desta doença do Brasil.

Um ovo de Aedes Aegypti pode sobreviver por aproximadamente 400 dias. Se neste período ele entrar em contato com água, poderá gerar uma larva e, em seguida, o mosquito. A dengue não é transmitida de pessoa para pessoa. Contudo, como a Secretaria de Saúde Municipal não faz nenhum trabalho de educação permanente e combate mais intensivo, Macau todos os anos tem uma epidemia de Dengue.

Como o sistema de saúde público de Macau não foi preparado pelo prefeito Flávio Veras para dá o suporte e resolução necessária a população, o Blog Macau em Dia lança uma campanha de conscientização, visando evitar que as pessoas venham adoecer e até morrer por causa dessa doença terrível, pois prevenir ainda é a única maneira de combater essa doença.

Então, o cidadão macauense deve fazer uma checagem em sua residência para averiguar locais onde o mosquito Aedes Aegypti possa depositar seus ovos para reprodução, esse trabalho deve ser realizado diariamente e o leitor deve mobilizar os vizinhos e amigos para também realizarem essa atividade, pois o combate e a prevenção é uma responsabilidade sua e de todos os macauenses que amam a vida. 

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Pior que a dengue, é Flavio Veras e sua cambada de vereadores!

    SUS

    ResponderExcluir