segunda-feira, 23 de julho de 2012

Tambaú e Quixabas vivem na penúria

Pessoas ainda vivem em casa de taipa, apesar de Macau ser pólo salineiro e de petróleo.

Andando pelas comunidades na periferia de Macau, em cada lugar, a sensação de desespero e revolta toma conta de qualquer ser humano que ver os macauenses ser tão maltratadas e desrespeitas na condição de pobreza. Tambaú e Quixabas estão numa total lástima de abandono. A única coisa que foi reformada em Tambaú foi o Cemitério, pois Flávio Veras sabe que seu governo é de matar qualquer um de raiva pela omissão e incompetência da sua gestão.

O Posto de Saúde da comunidade Quixabas é um caos absoluto com banheiro imundo, sem bebedouro, sem energia elétrica, sem equipamentos, sem materiais e com uma única funcionária para dizer “não” a quem precisa de assistência. É conhecido como “Posto do Sem Nada”, pois é assim que Luciana e Kerginaldo Pinto tratam a saúde macauense, com desdém.

Há uma quadra totalmente esquecida e abandonada. No entanto, as condições de vidas dos cidadãos dessas comunidades são de extrema miséria. Se uma pessoa for lá, vai ter a impressão que está em plena capital da Etiópia ou quiçá em Angola, com casas de taipa, sem energia elétrica, sem acesso a água, sem condições sanitárias.

As escolas que existem nessas duas comunidades não são escolas, são apenas casas de passar o tempo. Não existe educação na Zona Rural de Macau. Flávio e Kerginaldo esqueceram que os moradores da Zona Rural existem, deixaram as escolas em situação radicalmente ridícula. Na escola de Tambaú e Quixabas Falta professores, materiais, salas estruturadas, merenda escolar, tantas e tantas coisas, para ser começar a ter um mínimo de dignidade.

Um comentário:

  1. Sertamente a salvação dessas duas comunidades sera a vitoria de Odete Lopes que assim como na Ilha de Santana só veio aparacer em memoria atravez de carro de som que por sinal só falta estourar os ouvidos de tão auto.
    Moro na ilha e gostaria de pedir a candidata ODETE LOPES, atraves desse veiculo de comunicação, que por favor baixe o volume do seu "paredão de som" que passa inumeras vezes tocando suas musicas. Isso se assim vor a intenção de promover o bem estar da comunidade.

    ResponderExcluir