quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Cláudio Gia e os Recursos Pesqueiros

Cláudio Gia mostra uma placa de "Distinção Especial", que ganhou pelos relevantes serviços prestados ao IFRN.

Com um visual hippe, assegurado pelos cabelos no estilo “rastafári”, Cláudio Gia é pescador e ambientalista conhecido em Macau há muito tempo pela defesa aos direitos dos pescadores e pela luta constante na preservação do meio ambiente. No final de outubro, Cláudio foi graduado na 1ª turma do IFRN de Macau (Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia), no curso técnico de Recursos Pesqueiros.

A tese de Cláudio Gia, para o Trabalho de Conclusão do Curso, foi através de uma ampla pesquisa sobre a utilização de novas tecnologias para o aproveitamento da água salinizada na criação de peixes. Antes mesmo de terminar o curso, Gia recebeu uma placa de “Distinção Especial” pelos relevantes serviços prestados ao Conselho Superior do IFRN. A placa foi assinada e entregue pelo reitor do Campus o IFRN de João Câmara, Belchior de Oliveira Rocha.

Conforme Cláudio, o Curso de Recursos Pesqueiros no IFRN de Macau é de vital importância para elaboração de projetos que vão beneficiar o pescado com sustentabilidade. “O pescador vai ter seu peixe com todas as garantias de qualidade e ao mesmo tempo, o pescador vai aprender novas técnicas de manter o meio ambiente preservado”, ressaltou Gia, assegurando que o curso começou em Macau e está se espalhando pelo Brasil.

Todas as atividades que envolvem o cultivo de peixes e frutos do mar, a localização e captura de cardumes, o processamento industrial e a sua comercialização são da área da aquicultura e recursos pesqueiros. Cláudio disse que os projetos de pescas eram feitos por técnicos da Secretaria de Pesca estadual. “Agora, já existe pessoas qualificadas em Macau para elaborar esses projetos”, afirmou Gia, salientando que o curso vai abrir muitas portas no mercado de trabalho em Macau e região.

Veja outras matérias feitas com Cláudio Gia:



Nenhum comentário:

Postar um comentário